Minas Gerais atingiu em 2020 quase 900 startups abertas em diferentes setores

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No final do ano passado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) confirmou que existem cerca de 885 startups ativas em Minas Gerais. Isso mostra como o investimento no setor tem conseguido bons resultados, pois o estado é a segunda região que mais tem essa categoria de empresa, ficando atrás apenas de São Paulo. A ideia é dar espaço para que novas ideias ganhem vida no país.

Desde 2016, como mostramos por aqui, o estado mineiro é colocado como uma referência na criação de startups. Seja pelo incentivo do estado, ou até mesmo pela boa qualidade dos cursos de tecnologia da região, a verdade é que Minas Gerais está conseguindo uma diversificação da economia com essas pequenas empresas. Apesar de nem todas conseguirem sucesso, o fato de existirem mais de 800 ativas já é algo positivo.

Segundo pesquisa realizada pelo Sistema Mineiro de Inovação (Simi), o estado conta com 12 diferentes regiões com um grande investimento em startups. Além de Belo Horizonte e outras regiões mais centrais, também estão presentes na lista o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri. As duas aparecem como lugares indicados para que novos empreendedores focados em tecnologia consigam oportunidade no mercado mineiro.

Isso significa que Minas Gerais não está crescendo apenas em alguns pontos, mas sim em diferentes regiões. Isso é algo que não acontece em São Paulo, que possui quase 3 mil startups em funcionamento, mas a maioria concentrada no centro metropolitano. O estado mineiro busca um caminho diferente, onde as empresas não se concentrem apenas em Belo Horizonte, mas estão presentes também em cidades do interior.

Diferentes áreas

Outro aspecto importante no mercado das startups de Minas Gerais é a variedade. Apesar de as healthtecs e as fintechs serem as duas categorias mais populares, também existem startups voltadas para outros setores. Essa é uma tendência importante, e que é comum em outras regiões voltadas para o empreendedorismo de tecnologia. Afinal, essas inovações acabam influenciando diferentes áreas do mercado.

As redes sociais, por exemplo, conseguiram um grande salto em 2020. O Instagram foi uma mídia que ganhou muitos novos usuários no Brasil, e mostrou que a plataforma de compartilhamento de fotos pode ser usada também como loja virtual. Isso explica o motivo de empresas como a Nuvemshop, especialista em e-commerce, terem dado maior atenção para a plataforma. Algo parecido aconteceu com as redes sociais de vídeos, como o TikTok. O site fez com que serviços para edição de vídeos ganhassem mais espaço na internet. Esse é o caso da Lyric Video Maker da InVideo, que é uma ferramenta que mostra como colocar música em vídeo pode ser algo simples e intuitivo. O site possui uma biblioteca que permite ao usuário colocar qualquer música nos próprios vídeos. Assim, o mercado digital consegue se manter em crescimento, seja a própria rede social ou então algum outro serviço que trabalhe em conjunto.

Por conta dessa variedade, é possível encontrar startups de diferentes categorias, e algumas com muito sucesso em Minas Gerais. É o caso, por exemplo, da Sensix, que oferece novas tecnologias para o mundo do agronegócio. No ano passado, a startup mineira recebeu um investimento de R$ 1 milhão de uma empresa estrangeira. É o resultado de um investimento cada vez mais eficiente.

As startups estão ganhando cada vez mais espaço em Minas Gerais, seguindo uma tendência do Brasil e do mundo. Os investimentos feitos no passado estão começando a dar resultado, e o objetivo do estado é continuar focando no crescimento. Com quase 900 startups ativas, é impossível não ser otimista com o futuro desse mercado por aqui.

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