Ex-deputado Bonifácio Andrada morre em Belo Horizonte

0

O ex-deputado federal Bonifácio Andrada morreu aos 90 anos, na noite desta terça-feira (5/1/2021), em Belo Horizonte (MG). Ele estava internado desde 16 de dezembro e não resistiu às complicações da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

A informação foi confirmada pelo filho dele, o deputado federal Lafayette Andrada, em uma rede social.  “Com imensa dor, comunico o falecimento de meu pai, o ex-deputado Bonifácio de Andrada, ocorrido hoje no hospital Mater Dei em Belo Horizonte”.

Carreira 

Andrada começou sua carreira política como vereador de Barbacena, entre os anos de 1954 e 1958. Em seguida, ele conseguiu alcançar voos maiores e chegou até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde cumpriu mandato entre os anos de 1959 e 1975. 

Em 1979 ele chegou à Câmara dos Deputados em Brasília. Na casa, ele exerceu o cargo de deputado federal por dez mandatos consecutivos, entre 1979 e 2018. Ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional, nas eleições presidenciais de 1989, Andrada foi candidato a vice-presidente, compondo chapa de Paulo Maluf.

Popularmente conhecido como Andradinha, o mineiro era advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor universitário e político. Ele era também reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição criada por ele há 57 anos, e presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena, que também foi criada por ele, e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui