Como encontrar as melhores clínicas de recuperação em São Paulo

0

Segundo pesquisa da UNIFESP, 28 milhões de pessoas conhecem alguma pessoa dependente química ou a tem em sua família.

Confira mais de 30 opções de clínicas de recuperação em São Paulo e ao redor do Brasil.

Esse levantamento mapeou os usuários de drogas e álcool em reabilitação. A estatística trouxe um número alarmante, em média 8 milhões de brasileiros estão internados dependentes de maconha, álcool ou cocaína.

Clínicas de recuperação que aceitam plano de saúde

Muitos questionamentos podem de fato surgir quando o tema é encontrar uma clínica de recuperação em São Paulo, ou em qualquer lugar do Brasil, que ofereça serviços de qualidade e que trabalhe com humanidade e respeito.

Como encontrar as melhores clínicas de recuperação em SP

Muitas questões podem contribuir na hora da escolha, sobretudo quando o assunto é a estrutura do local.

O tempo sugerido para que o tratamento de dependência química e alcoolismo seja eficaz é de 6 meses, podendo ser flexibilizado dependendo da disponibilidade de tempo do paciente e avaliação da equipe caso a caso.

Nesse período, o acolhido consegue passar pelo processo de desintoxicação física, através da introdução de terapias ocupacionais e atividades físicas.

Além disso, é inserido ao processo de tratamento psicoemocional, que tem como objetivo a reorganização do acolhido enquanto indivíduo e em seu contexto social.

Diariamente o acolhido passará por uma rotina de atividades com a finalidade de trabalhar comportamentos, pensamentos e submeter uma proposta de mudança de hábitos.

Para uma recuperação sólida, é preciso, sobretudo, que haja uma cooperação da família com os profissionais que devem ser qualificados e principalmente da boa vontade do acolhido.

A dependência química é, sobretudo, uma doença crônica ao qual precisa de vigilância e manutenção para o resto da vida.

A FUNÇÃO DE UMA CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO

Uma clínica de recuperação em São Paulo ou em qualquer lugar do mundo funciona na facilitação do processo de desintoxicação, conscientização sobre a doença e propõe mudança completa de vida.

A ideia central é fazer com que o acolhido enxergue que precisa mudar. Com a mudança de hábitos, a chance de solidez é muito maior.

O cronograma de atividades em uma clínica de recuperação em São Paulo bem como em todo lugar do Brasil, tem por objetivo contribuir com uma série de terapias e reuniões que favorecem o processo de recuperação.

O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

As abordagens cognitivas, com terapias comportamentais, bem como o método Minnesota (os doze passos) e outras terapias unidas cumprem papel de facilitação à recuperação.

Uma recuperação de sucesso requer que o acolhido contribua no processo com mente aberta para o autoconhecimento, disciplina e boa vontade.

Tudo isso ajuda e prepara para a ressocialização, que só deve acontecer quando o paciente honestamente se sentir preparado para encarar a realidade como ela é com todas as dificuldades inerentes ao processo.

É necessário que os pacientes cultivem o desejo em se manterem em abstinência como suas metas de vida.

Uma boa dica 3 manter assiduidade em grupos de apoio como os Narcóticos e Alcoólicos anônimos.

TRATAMENTO AMBULATORIAL

O tratamento ambulatorial auxilia alguns acolhidos que saem de sua internação e ainda precisam de um suporte. O CAPS AD é uma ferramenta de apoio do governo que trabalha com a redução de danos e conscientização sem custo.

TIPOS DE INTERNAÇÃO

Existem 3 maneiras de fazer uma internação para dependentes químicos:

  • A Internação voluntária (quando o paciente decide buscar por um tratamento).
  • A internação involuntária (acontece quando o paciente estiver apresentando risco a sua vida e as demais pessoas que convivem com ele. Deve ser realizada por parentes consanguíneos de primeiro grau em ambiente devidamente legalizado para esse fim).
  • A internação compulsória (só deve acontecer via solicitação judicial).

INTERNAÇÃO ATRAVÉS DO PLANO DE SAÚDE

A dependência química é uma doença, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, sendo assim, os planos de saúde devem cobrir esse tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui