A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está realizando obras para melhorar o abastecimento de água nos bairros Floresta, Limoeiro e na parte alta do Dr. Eduardo, em Caratinga, no Vale do Rio Doce. As intervenções, iniciadas em dezembro de 2024 e com previsão de término para junho deste ano, contam com um investimento superior a R$ 1,6 milhão e têm como objetivo ampliar a capacidade de reservação e minimizar eventuais intermitências no fornecimento de água.
Segundo a gerente da Copasa em Caratinga, Rosângela de Faria e Coelho, as obras incluem a instalação de um reservatório metálico no bairro Limoeiro, com capacidade para armazenar até 200 mil litros de água. “Esse reservatório proporcionará o aumento da reservação de água para o abastecimento das residências da localidade, beneficiará cerca de 12 mil pessoas e possibilitará o incremento de aproximadamente 8 litros por segundo (l/s) na vazão do sistema, passando de 10 l/s para 18 l/s”, explicou Rosângela.
Ela destacou ainda que o serviço de abastecimento de água em Caratinga já está universalizado, com 100% de cobertura, cumprindo a meta estipulada pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que exige a universalização até dezembro de 2033.
Avanços no Saneamento e Detalhes Técnicos
Além das melhorias no abastecimento de água, Caratinga está próxima de alcançar a universalização do esgotamento sanitário, com uma cobertura de 89,90%. O Novo Marco Legal exige que esse índice atinja pelo menos 90% no mesmo prazo.
As obras incluem diversas intervenções técnicas, como a setorização do abastecimento nos bairros beneficiados, o redimensionamento dos equipamentos de bombeamento e a implantação de novas linhas de recalque e redes adutoras. Entre os principais trabalhos estão:
- Implantação de 540 metros de linha de recalque em PVC (200 mm) da estação de água tratada do bairro Dr. Eduardo ao reservatório no Limoeiro.
- Ampliação da linha de recalque em mais de 1.300 metros em PVC (250 mm) da unidade de bombeamento ao reservatório.
- Implantação de 336 metros de rede adutora em PVC (100 mm) para reforço no abastecimento do Limoeiro.
Impacto Econômico Local
As obras também estão contribuindo para a movimentação da economia local, com a geração de 10 empregos diretos e a aquisição de materiais em comércios da região. Essa iniciativa não só melhora a infraestrutura de saneamento, mas também promove mais renda para a população de Caratinga.