Uma triste notícia pegou os fãs da TV de surpresa na tarde deste domingo (01/11/2020). O ator Tom Veiga, de 47 anos, intérprete do Louro José, o fiel escudeiro de Ana Maria Braga há 23 anos, foi encontrado morto em casa na Barra da Tijuca. As informações foram confirmadas pela TV Globo, mas a causa da morte não foi informada.
Veiga trabalhou no “Mais Você” por mais de 20 anos e estava com Ana Maria desde 1997, desde os tempos da Record TV. Há uma semana, ele celebrou 21 anos com a companheira de telinha. O personagem nasceu oficialmente no dia 6 de março de 1997. Na época, ela apresentava o Note e Anote, na Record, e ele era assistente de estúdio do programa. A apresentadora testou diversas pessoas de seu programa na manipulação do boneco, mas Tom Veiga se destacou e ficou no papel. Com personalidade forte, o papagaio fez sucesso logo no começo com um quadro em que ele e Ana Maria disputavam um concurso de piadas.
Segundo o jornal “O Globo”, a assessoria da apresentadora Ana Maria disse que ela soube da morte quando estava na estrada, retornando de sua fazenda no interior de São Paulo. Ela estaria abalada e não quis falar com a imprensa. Ana postou um texto em suas redes sociais no início da noite: “Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração”, escreveu.
Pelo Instagram oficial do personagem, fãs se mobilizaram e prestaram homenagens na tarde deste domingo: “Meus sentimentos, que Deus conforte o coração dos familiares” e “Vai em paz, louro José!” foram algumas das mensagens.
No começo do ano, Tom se casou pela segunda vez com Cybelle Hermínio Costa. Mas o casamento não deu certo e eles se separaram em outubro. O artista já havia contraído núpcias com Alessandra Veiga, com quem tem uma filha. Os dois ficaram juntos por 14 anos.
De acordo com o site Memória Globo, o personagem Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996, quando a apresentadora comandava o programa Note e Anote, na Record. Ainda segundo a publicação, a ideia surgiu porque antes do Note e Anote a emissora exibia programação infantil. Para chamar a atenção das crianças para seu programa, Ana Maria Braga resolveu criar Louro José, um boneco que mistura artifícios de fantoches tradicionais com a tecnologia de controle remoto.
“Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio”, disse Ana Maria ao Memória Globo. “Tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: ‘Vamos pôr o Louro.’ Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global –aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo”, acrescentou.
Em 2017, Ana Maria Braga fez uma homenagem no aniversário de 20 anos do personagem. ” “Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas”, disse.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.