Com 776 moradores, município mineiro continua sendo o menos habitado do Brasil

0

Com menos de dez ruas, dois mercados, três bares e uma loja, Serra da Saudade, embrenhada entre as montanhas da região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, não larga as mãos do título de cidade menos habitada do Brasil, conquistado em 2012.

Segundo estimativa populacional publicada nesta quinta-feira (27/8/2020) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem, hoje em dia, 776 habitantes. Curiosamente, seu território é maior do que o de Belo Horizonte, que tem cerca de 2,5 milhões de moradores.

Serra da Saudade é a típica cidade do interior: tem uma praça principal, a Ademar Ribeiro de Oliveira, onde as pessoas se encontram com frequência, uma igreja católica e uma escola municipal, na qual alunos têm aulas do ensino fundamental ao médio.

Nesse ranking das menores do país, vem logo atrás de Serra da Saudade as cidades de Borá (SP), com 838 habitantes, Araguainha (MT), com 946 habitantes, e Engenho Velho (RS), com 982 habitantes.

Brasil

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,3 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,75 milhões), Brasília (3,05 milhões) e Salvador (2,88 milhões). A capital mineira aparece na sexta colocação.

Somente a região metropolitana de BH tem aproximadamente 6 milhões de moradores, sendo a terceira com mais pessoas. As duas primeiras são a de São Paulo, com 21,9 milhões de habitantes, seguida pela do Rio de Janeiro, com 13,1 milhões.

No ranking dos Estados, São Paulo segue como o mais populoso, com 46,3 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais, com 21,3 milhões de habitantes, e do Rio de Janeiro, com 17,4 milhões de habitantes.

Os cinco Estados menos populosos, aglutinando cerca de 5,7 milhões de pessoas, estão na Região Norte: Roraima, Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia.

Para acessar a lista completa de municípios e seus habitantes, clique aqui.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui