Operação Sétimo Mandamento apura fraude milionária em aquisição de imóveis de igrejas no Vale do Mucuri

0

Em decorrência de investigações acerca de disposições fraudulentas de imóveis de institutos de assistência social e de igrejas de Teófilo Otoni e região, na região Nordeste de Minas Gerais, foi deflagrada na quarta-feira (2/7/2020) a operação “Sétimo Mandamento”. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Militar, nas cidades de Teófilo Otoni, Governador Valadares, Galileia e Pavão.

O trabalho de apuração, ainda em andamento, indica que investigados estariam se apropriando do patrimônio das instituições e fazendo doações entre eles, por meio de “laranjas”, com a compra de vários imóveis. Os levantamentos indicam que, em muitos casos, os suspeitos acabavam também por apropriar-se de construções mais luxuosas. As negociações teriam alcançado a cifra de R$ 6 milhões.

A Polícia Civil investiga a participação de pelo menos 17 pessoas no esquema criminoso. Foram arrecadados diversos documentos, servidores de computador, pedras preciosas, cerca de R$ 52 mil em espécie e $ 7 mil euros, além de armas de fogo de procedência suspeita. Com o material recolhido, a PCMG irá instruir as investigações para responsabilização criminal dos investigados.

De acordo com o Delegado Augusto Drumond, o cumprimento das medidas judiciais possibilitará o aprofundamento das apurações. “Os materiais apreendidos serão analisados para podermos concluir as investigações e verificar o efetivo envolvimento das pessoas que estão sendo investigadas e se há outros envolvidos ainda não identificados”, explica.

O nome da operação é uma referência ao sétimo mandamento conforme a Lei de Deus e catequese, que trata justamente do respeito aos bens alheios, da proibição de se apropriar destes bens contra a vontade do dono ou mesmo de lhes causar danos.

A operação contou com a colaboração de 107 policiais civis lotados na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Teófilo Otoni, na Delegacia Regional em Governador Valadares, além de integrantes do Gaeco em Governador Valadares, bem como com 22 policiais militares da região de Governador Valadares.

Delegado Augusto Luis Frade Drumond fala sobre a ação:

Esclarecimento da Diocese

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui