Região metropolitana de BH registra queda nos casos de sífilis congênita e HIV/Aids

0

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, a região metropolitana de Belo Horizonte registrou queda no número de casos de sífilis congênita e HIV/Aids. Enquanto em 2018 foram registrados 3.304 casos de sífilis congênita – transmitida da mãe infectada para a criança durante a gestação ou parto – em 2019 foram 2.106 registros. Em relação ao HIV/Aids, em 2019, foram 1.357 casos, contra 2.013 no ano anterior. Desde 2007, a região metropolitana contabilizou 19.256 casos de HIV/Aids. O auxiliar administrativo Manu Braz, de 25 anos, foi diagnosticado com HIV após realizar um exame de rotina. De imediato, iniciou o tratamento pelo Sistema Único de Saúde e, apesar das limitações, tenta viver uma vida normal. Ele alerta para a importância e necessidade de falar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
 
“Eu acho que enquanto nós não falarmos sobre Aids, HIV e outras ISTs, elas continuarão sendo um tabu. As últimas pesquisas estão aí para mostrar que o número de pessoas que receberam o diagnóstico de HIV está só subindo, de sífilis também está lá em cima[PB1] . Enquanto a gente se calar sobre esse tema, continuará sendo um tabu e nós não poderemos enfrentar essas epidemias”.
 
As ISTs são transmitidas principalmente por meio de relações sexuais sem o uso do preservativo. Mas as infecções também podem ser contraídas por meio do compartilhamento de materiais perfurocortantes como seringas, agulhas e tatuagens. A coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Mayara Almeida, explica que a melhor forma de prevenção é o uso do preservativo.
 
“Use o preservativo! Ele continua sendo o método mais efetivo, é barato, disponível pelo SUS também para prevenção de qualquer IST. E também, as pessoas se sensibilizarem para a realização dos testes se tiver alguma situação de risco, alguma exposição ao HIV, sempre faça o teste.”
 
Para diminuir os índices de infecção, somente no final de 2019, foram distribuídos oito milhões de preservativos na capital mineira. Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e proteja-se de ISTs como HIV, sífilis e Hepatites. Para mais informações, proteja-se de ISTs como HIV, sífilis e Hepatites. Para mais informações, acesse saude.gov.br/ist.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui