Mais de 50 municípios de Minas Gerais têm previsão de chuva severa, que pode ser acompanhada por granizo e vendaval, nas próximas 24 horas. Em boletim produzido na manhã desta sexta-feira (24/01/2020), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) alertou para a continuidade das precipitações, que acometem o Estado desde a noite de quarta-feira (21), em função da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
O fenômeno está estacionado na faixa Centro/Oeste/Leste de Minas e gera consequências diretas às regiões Central, Metropolitana, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Para as cidades destas localidades são esperadas chuvas com volumes entre 150 e 200 milímetros, até a manhã de sábado, 25/01/2020.
As regiões Noroeste, Norte, Central, Jequitinhonha, Rio Doce e Campo das Vertentes devem ter precipitações variando em 80 e 120 milímetros neste período. Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a previsão do Igam é de que, nas próximas 24 horas, as condições climáticas permaneçam como na quinta-feira: chuva ininterrupta, nublado e pancadas de chuva com intensidade moderada, intensa e forte. A temperatura máxima será de 23 graus.
Foto: Igam / Divulgação
Confira, abaixo, as cidades que estão contempladas na previsão:
Belo Horizonte e RMBH, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Uberaba, Araxá, Passos, Piumhi, São Sebastião, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Campo Belo, Varginha, São Lourenço, Lavras, Andrelândia, Juiz de Fora, São João del Rei, Oliveira, Formiga, Divinópolis, Bom Despacho, Patos de Minas, Paracatu, Três Marias, Pará de Minas, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Cataguases, Ubá, Viçosa, Muriaé, Ouro Preto, Ponte Nova, Manhuaçu, Itabira, Sete Lagoas, Curvelo, Pirapora, Unaí, Conceição do Mato Dentro, Ipatinga, Caratinga e Aimorés.
Foto: Igam / Divulgação
Dicas de segurança da Defesa Civil de Minas Gerais
- Em meio ao risco de tempestades severas, confira algumas dicas de segurança da Defesa Civil de Minas Gerais, para serem adotadas durante a chuva:
- Evite ruas e avenidas sujeitas a alagamentos, mudando seu trajeto para locais mais seguros;
- Se estiver dirigindo, não tente atravessar vias com água acima da metade da roda (observe outros carros);
- Em casa, desligue os aparelhos elétricos das tomadas;
- Procure abrigo em local seguro, alto e seco, ou no ponto de refúgio de seu bairro;
- Não retorne à área de risco até a liberação pelas autoridades competentes;
- Não fique em campo aberto, nem próximo a árvores ou postes;
- Não caminhe, brinque, atravesse ou dirija em locais alagados;
- Seja solidário. Ajude quem necessitar, mas sem se expor a riscos;
- Para que você não tenha seus aparelhos queimados por uma eventual descarga elétrica, tire o fio de energia de eletrônicos e eletrodomésticos da tomada.
ALERTAS
Cadastre-se no serviço de alerta para desastres naturais. Basta enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder à mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil sobre desastres naturais.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.