TEÓFILO OTONI: Cratera em rua aumenta e moradores insistem em usar a via como passagem

0

Buraco aberto há mais de um ano na região do bairro Palmeiras se transforma em desafio para engenheiro resolver. A cada nova chuva o barranco (praticamente condenado) cede e a cratera se alarga.

Mais duas pessoas caíram, nesta sexta-feira (13), na cratera aberta na rua José Cirino, na Turma 38, região oeste da cidade. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Samu encaminharam os feridos até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ambas estão sob observação médica, felizmente com ferimentos leves.

O buraco aumentou depois das chuvas que estão caindo na cidade. As pancadas de água provocaram o rompimento do estreito caminho utilizado pelos moradores para atravessarem o trecho interditado da principal e praticamente única via pública local.

Na semana anterior, um ciclista e um motociclista haviam caído no buraco, logo que o caminho que servia de passagem caiu de vez. Na ocasião populares fizeram o resgate dos vitimados e os levaram para atendimento hospitalar.

A cratera se abriu no dia 29 de novembro de 2012, e até hoje não foi recuperada. No início deste mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Obras informou que espera começar os reparos ainda neste ano. O projeto já está pronto e licitado, faltando apenas a liberação das verbas destinadas para o conserto, situação esta também praticamente resolvida. Porém, ainda não se vê máquinas ou movimentação de equipes de trabalho no local.

Informalmente, técnicos ouvidos pela reportagem, disseram que a recuperação do trecho é tarefa difícil e custosa, exigindo uma milagrosa obra de engenharia, visto que o barranco está praticamente condenado, devido a probabilidade da cratera aumentar a cada nova chuva forte, e acabar engolindo parte do morro. Sobre esta situação não houve comunicados ou respostas dos órgãos responsáveis, e sim a afirmativa de que os trabalhos de recuperação serão brevemente realizados.


Técnicos acreditam que a recuperação é difícil e custosa, exigindo uma milagrosa obra de engenharia, visto que o barranco está praticamente condenado, observação percebida devido o aumento da cratera toda vez que chove forte


Com a queda do estreito caminho que possibilitava o trânsito de motos e pedestres, moradores improvisaram uma tábua para a travessia sobre o buraco de quase 20 metros de altura (quatro pessoas já caíram no local em menos de 15 dias – os dois últimos nesta sexta)

Fonte: Diário de Teófilo Otoni

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui