Nova Porteirinha, Aguanil e Elói Mendes têm novos prefeitos

0

Os municípios de Aguanil (Centro-Oeste), Elói Mendes (Sul de Minas) e Nova Porteirinha (Norte) têm novos prefeitos e vices, escolhidos em eleições suplementares neste domingo (07/07/2019). Os candidatos eleitos deverão ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o dia 26 de julho.






Em Aguanil, foram eleitos José Márcio de Oliveira e Ricardo de Oliveira, do PP, com 1.498 votos (48,43% dos votos válidos). Elias Assad Abrão (DEM) e Maxsalém Trindade Firmino (PSB), da coligação A Força do Povo (DEM/PSB/PSDB), ficaram em segundo lugar, com 1.328 votos (42,94%). Ao todo, 3.093 eleitores foram às urnas e 814 não compareceram. Houve 70 votos em branco e 197 votos nulos.

Em Elói Mendes, os eleitos foram Paulo Roberto Belato Carvalho e José Horácio Bueno Martins (Keko), do PV, com 7.712 votos (49,42% dos votos válidos). Thiago Joel Tavares (MDB) e José Ricardo Xavier (PTB), da coligação Para Elói Mendes mudar de verdade (MDB/PTB/PSDB), ficaram em segundo lugar, com 6.571 votos (42,11% dos votos válidos). Compareceram às urnas 15.604 eleitores e 4.200 deixaram de votar. Foram registrados 441 votos em branco e 880 votos nulos.

Em Nova Porteirinha, Joélia Santos Barbosa (MDB) e Marlene Barbosa Ribeiro de Menezes (PTC), da coligação Compromisso com o Povo (MDB / PTC / PSDB), foram eleitas com 2.069 votos (47,48% dos votos válidos). Regina Antônia de Souza Freitas (PSL) e Raul Alves da Rocha (PSB), da coligação União e Progresso (PSL/PSB), ficaram em segundo lugar, com 2.045 votos (46,93%). Um total de 4.358 eleitores foram às urnas e 965 não compareceram. Houve 70 votos em branco e 174 votos nulos.

O domingo de eleição transcorreu com normalidade nas três cidades. A votação foi encerrada às 17h nos três locais. A totalização dos votos em Aguanil terminou às 18h42’13’’; em Elói Mendes, 19h04’22’’; em Nova Porteirinha, às 18h20’28’’. Nenhuma urna eletrônica precisou ser trocada e houve apenas uma ocorrência policial em Aguanil. Uma mulher estava distribuindo botons e camisetas. Ela foi detida pela Polícia Militar, prestou depoimento ao delegado da cidade e foi liberada.

Os eleitores que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência até dia 05 de setembro de 2019 (60 dias após a eleição). Saiba mais sobre justificativa.

A eleição suplementar em Aguanil foi marcada devido à dupla vacância no Executivo municipal. O prefeito Sebastião Eloi de Souza Campos faleceu em outubro de 2017 e o vice-prefeito, Héliton Goulart Gonçalves, foi cassado (impeachment) pela Câmara Municipal em razão de infrações político-administrativas, em março de 2019.

As novas eleições em Elói Mendes ocorreram em razão de a chapa eleita em 2016 (Wiliam Cadorini e Marcos Miranda Sodré Mendes) ter sido cassada pelo TRE pela prática de conduta vedada a agente público em período eleitoral, com confirmação da condenação pelo TSE em abril de 2019. O prefeito, então candidato à reeleição, realizou a 12ª EXPOEM, evento custeado pela municipalidade e que foi considerado como promoção da campanha eleitoral.

Já em Nova Porteirinha, foi realizada eleição suplementar por causa da cassação pelo Tribunal da chapa eleita em 2016 (Juracy Fagundes Jacome e Edésio Vital Neto), por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). De acordo com a decisão, teria havido um esquema de compra e distribuição indiscriminada de combustível, em período próximo às eleições, por meio do qual o bem era fornecido a qualquer pessoa que portasse determinado ticket, por ocasião do abastecimento.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui