Fachadas iluminadas, piscas-piscas e símbolos que remetem ao Natal são muito comuns nesta época do ano e uma boa parcela da população prepara uma decoração especial para suas residências e ruas. Por esse motivo, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta para a utilização de enfeites luminosos que, se instalados incorretamente, podem oferecer riscos à segurança das pessoas.
De acordo com o engenheiro de tecnologia e normalização Demétrio Venício Aguiar, da Cemig, o ideal é escolher itens de qualidade, que tenham o melhor nível de isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda adquirir apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), uma vez que eles são submetidos a testes que garantem a segurança.
O engenheiro destaca, ainda, o perigo de serem colocadas várias instalações em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica.
Dessa forma, para evitar a sobrecarga, é necessária a participação de um eletricista, que irá calcular o que pode ou não ser ligado. Outra precaução nesta época do ano é em relação às crianças. Vale ressaltar que as luzes natalinas são muito atrativas e aguçam a curiosidade, sendo, portanto, necessário orientá-las a evitar o contato e a aproximação das instalações elétricas.
Acidentes
A Cemig alerta que, no caso de ocorrências em instalações elétricas dentro do imóvel, deve-se acionar um eletricista particular. Em caso de acidente externo com a rede elétrica, basta ligar imediatamente para a central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig, pelo telefone 116.