Parte baixa de Brumadinho será evacuada devido ao risco de rompimento de outra barragem

0

Cerca de 500 pessoas serão retiradas das casas às margens do Rio Paraopeba, em Brumadinho. De acordo com o secretário de governo do município, Ricardo Parreiras, a parte baixa da cidade precisará ser evacuada para evitar uma tragédia maior, já que há o risco do rompimento de outra barragem. A decisão foi tomada no fim da noite desta sexta-feira após reunião do comitê de crise, que envolveu o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e polícias Militar e Civil.

As casas que serão evacuadas ficam perto da ponte principal de Brumadinho que passa sobre o Rio Paraopeba.

“A parte mais baixa que a gente considera é a seguinte: o Canto do Rio, Pires e a rua Iaiá Sampaio. São as partes mais vulneráveis se houver o rompimento dessa segunda barragem. Não precisa ter pânico, pois ainda não houve o rompimento desta barragem, mas como ela está instável, pode causar danos maiores”, informou o secretário de governo de Brumadinho.





“A gente pede à população desta área que procurem casas de vizinhos e parentes. Quem não tiver para onde ir, vamos disponibilizar a Estação Conhecimento. Lá tem estrutura com colchões, alimentação e veículos para transporte. O pessoal pode procurar a Defesa Civil e ligar para a Polícia Militar no 190”, completou Ricardo Parreiras.

O Corpo de Bombeiros confirmou nesta noite desta sexta-feira que pelo menos sete pessoas morreram no rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ainda não há a identificação das vítimas.

Ainda de acordo com os bombeiros, foram retiradas nove pessoas com vida da lama. Cerca de 100 pessoas ilhadas também foram resgatadas.

Segundo dados transmitidos pelo representante da Vale ao governador Romeu Zema (Novo), que esteve em Brumadinho acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, havia 427 pessoas no momento do rompimento da barragem, sendo que 279 foram resgatadas vivas. Cerca de 150 pessoas, todas ligadas à mineradora, estão desaparecidas. Bombeiros já solicitaram o nome dos desaparecidos à empresa.

Secretária de Desenvolvimento Social está desaparecida

Entre os desaparecidos está a secretária de Desenvolvimento Social de Brumadinho, Sirlei de Brito. Equipes dos bombeiros e da prefeitura foram deslocados para o sítio onde a servidora morava para a realização das buscas.

“Ela mora exatamente a 100 metros da portaria da Vale em um sítio. Tivemos informações que esse sítio foi afetado, mas que não foi totalmente. Já pedimos para que uma equipe dos bombeiros e outra da prefeitura se desloquem até a casa dela para ver se conseguem encontrá-la”, informou o secretário de governo de Brumadinho, Ricardo Parreiras.

Fotos

Divulgação/CBMMG/Reprodução Aconteceu no Vale

Divulgação/CBMMG/Reprodução Aconteceu no Vale

Divulgação/CBMMG/Reprodução Aconteceu no Vale

Divulgação/CBMMG/Reprodução Aconteceu no Vale

Leia mais

– TRAGÉDIA EM BRUMADINHO

Vídeos da lama





VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Itatiaia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui