RIO PARDO DE MINAS: Moradores e comerciantes contabilizam os prejuízos causados pela enchente

0

Depois da enchente que atingiu em cheio a cidade de Rio Pardo de Minas, comerciantes e moradores começam a contabilizar os prejuízos, a Av. Beira Rio foi a mais castigada, uma loja de moto-peças que fica às margens do rio foi completamente inundada, de acordo com o empresário Cássio Rosivaldo, proprietário da loja, é grande o prejuízo, segundo ele a água transbordou tão rápido que não deu para salvar quase nada.

O comerciante mais prejudicado até agora é Elson Prates dos Santos proprietário da HP Avistão (depósito de ração) segundo ele o prejuízo ultrapassa o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), o rio levou mais de 150 sacos de ração além de sementes, cimento e outras mercadorias. Segundo ele parentes e amigos que moram na região de Serra Nova ligaram para ele várias vezes durante a madrugada avisando que descia uma enchente muito grande: “Quando eu recebi a notícia fiquei preocupado, mas não imaginei que era tão grande assim”, Elson até foi ao seu comércio de madrugada, mas pensou que não deveria ser nada muito grave e foi para a sua casa sem nada fazer.

Uma moradora da Av. Beira Rio, Dona Júlia, também teve grande prejuízo, ela teve a casa inundada, e conta que não deu tempo retirar quase nada, a perda pode chegar a R$ 5.000,00, segundo ela perdeu colchões, sofás, guarda roupa e alimentos.

Dona Maria de Lourdes Mendes, contou que mora no local a mais de cinquenta anos e essa é a terceira enchente que ela presenciou, mas a que mais a assustou foi essa, devido à rapidez em que ocorreu.

Houve um boato em que se dava notícia de que a ponte do Traçadal na Área Rural teria sido destruída pela força das águas, mas o Secretário Municipal de Obras, Juscelino Miranda Costa (Tuchinha), disse que não é verdade, falou ainda sobre as pontes localizadas na região do Tatu, segundo ele estas também não foram destruídas, mas não soube dizer se as mesmas estão comprometidas, “Ainda não temos como afirmar o que está comprometido ou não, eu tentei ir aos locais atingidos, mas ainda não há como chegar lá”, relatou o secretário. Disse ainda que amanhã, dia 29, uma equipe da prefeitura irá aos locais para fazer um levantamento.

No final da tarde de ontem (28), surgiu um pequeno buraco na via que liga o Bairro JK ao centro da cidade, minutos depois já havia se transformado em uma verdadeira cratera, o risco de desabamento é muito grande, mas mesmo assim motoristas continuam passando pelo local que está completamente comprometido.

Carros e motos que iam para Mato Verde e Porteirinha tiveram de ser atravessados durante toda a tarde em cima de um caminhão-guincho.

Povoado de Serra Nova está isolado, Helicóptero da PM sobrevoa povoado neste momento

Segundo o morador Edim Aparecido, do povoado de Serra Nova, zona rural de Rio Pardo de Minas, a situação está difícil na localidade. “Estamos totalmente ilhados”, disse o morador.


Foto: David Dias

Conforme Edim, as fortes chuvas que caíram na noite de quarta (27) e na manhã de quinta (28) geraram grandes prejuízos. “Muitas lavouras foram estragadas e as águas arrastaram objetos de agricultores. Muitos animais, como galinhas, gado e porcos morreram com a enchente”, informou o morador.

Em seu perfil numa rede social, Edim publicou: “Sair de Serra Nova só de Helicóptero. Já tentamos de carro, moto e ônibus. Só falta tentarmos de Cavalo. Se alguém adoecer o que pode ser feito?”.

Neste momento, um helicóptero da Polícia Militar está sobrevoando o povoado e imediações para fazer levantamentos dos estragos e oferecer ajuda às famílias isoladas pelas águas.

Fonte: Folha Regional e Rio Pardo Notícias

“É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte: Portal Aconteceu no Vale (www.aconteceunovale.com.br)”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui