Hortas domésticas são uma excelente opção para as famílias que querem consumir alimentos frescos e de procedência segura. O excedente da produção caseira ainda pode virar uma fonte de renda extra, ou ser doado para a caridade.
Existem algumas dicas para quem quer plantar sua própria comida. As hortas caseiras podem ocupar praticamente qualquer espaço: quintais de casa, vasos em apartamentos, jardineiras em varandas.
1 – Escolha um local que fique exposto ao sol o máximo de tempo possível para fazer a sua horta. Depois, defina o formato dela: se será vertical, em vasos, no solo ou em jardineira. Você pode plantar diretamente no vaso ou deixar que a semente cresça em outro recipiente para transportar quando a planta tiver germinado.
2 – A terra deve ser fértil e “fofa”, para favorecer a entrada de nutrientes. Mantenha a terra sempre úmida, mas tome cuidado para não encharcar, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Inclua na sua rotina o acompanhamento das plantas. Alguns alimentos são mais fáceis de cultivar e muitos fazem parte do cardápio dos brasileiros. É o caso da couve, da cebolinha, do manjericão, da salsa, da hortelã e da cenoura. Oferecendo o básico, suas hortaliças vão se desenvolver com vigor.
Alguns alimentos são mais fáceis de cultivar e muitos fazem parte do cardápio dos brasileiros – Foto: Tomaz Silva/Agencia Brasil/Governo do Brasil
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: Governo do Brasil)