Eleitores de três municípios mineiros voltam às urnas neste domingo

0

Neste domingo (24 de junho), os eleitores de Itanhomi, Santa Luzia e Timóteo voltam às urnas para eleger prefeitos e vices das cidades. A votação ocorrerá das 8h às 17h, e o voto é obrigatório.

O pleito de 2016 foi anulado pela Justiça Eleitoral em Timóteo, porque o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido. No caso de Itanhomi, o prefeito foi cassado pela Justiça Eleitoral. Já em Santa Luzia, a nova eleição ocorre por causa não eleitoral, decorrente da dupla vacância no Executivo municipal.

Itanhomi

O município da região Leste de Minas tem 9.822 eleitores que votarão no domingo para escolher entre três candidatos: Antonieli Costa Maia e o vice Fábio José Vieira pelo PT. Pela Coligação “Itanhomi Nossa Prioridade”, Hilda Rosane Lopes Gomes (DEM) e a vice Vilza Sales Martins da Gama (PRB). E Raimundo Francisco Penaforte e seu vice Frederico Vieira de Carvalho pelo MDB. A chapa do MDB ainda terá sua candidatura analisada pela Justiça Eleitoral.

O município tem 34 seções eleitorais, distribuídas por seis locais de votação. Serão utilizadas 34 urnas eletrônicas e mais quatro de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, 136 mesários estão convocados para trabalhar.

Em Itanhomi, o prefeito Jaeder Carlos Pereirae o vice Paulo Tarcísio de Andrade Nogueira foram cassados pelo TRE em dezembro de 2017 por abuso de poder econômico na campanha para as eleições de 2016.

Santa Luzia

Serão 154.486 eleitores do município da região metropolitana da Capital que retornarão às urnas. Disputam o pleito seis candidatos: Abraão Soares Dias dos Santos Gracco e o vice José Teixeira Santos concorrem pela REDE. Pelo PSDB, Aguinaldo Campos da Costa e o vice Sérgio Calazans Marques de Brito. Pela Coligação “Renovar com Segurança”, disputam Christiano Augusto Xavier Ferreira (PSD) e seu vice, Luiz Sérgio Ferreira Costa (PSL). João Batista de Queiroz e o vice Carlos Alberto da Costa concorrem pelo PSOL. Pela Coligação “Somos Todos Luzienses”, Sandro Lúcio de Souza Coelho (PSB) e o vice Fabian Ricardo Schettini (PHS). E, finalmente, pela Coligação “Juntos Somos Mais Fortes”, temos os candidatos Suzane Duarte Almada (PT) e o vice Glayson Johnny Gonçalves Coelho.

As novas eleições ocorrerão em razão da dupla vacância no Executivo municipal. O vice-prefeito Fernando César Vieira e a prefeita Roseli Pimentel renunciaram aos seus mandatos, em abril de 2018 e maio de 2018, respectivamente. É a segunda eleição suplementar, referente ao pleito de 2016, que ocorre por uma causa não-eleitoral.

Santa Luzia tem 435 seções eleitorais, distribuídas por locais de votação. Serão utilizadas 435 urnas eletrônicas e 17 de contingência. Estão convocados 1.740 mesários para organizar a votação.

Timóteo

Em Timóteo, no Vale do Aço, 60.034 eleitores voltarão às urnas para escolher os novos prefeito e vice. São quatro candidatos: Adriano Costa Alvarenga (PMB) e seu vice, Adriane Aparecida Ferreira Cabral (DEM), pela Coligação “Timóteo Para Todos”. Carlos José de Vasconcelos Silva (PCdoB) e o vice Vagner Perdigão Silva (PMN) são candidatos pela Coligação “Renovar para Inovar”. Douglas Willkys Alves Oliveira (PSB) e o vice José Vespasiano Cassemiro (REDE) concorrem pela Coligação “À Mudança de Verdade”. E Renato Martins Araújo (PMDB) e seu vice Diogo Siqueira de Souza (PPL) disputam as eleições pela Coligação “Juntos por Amor a Timóteo”.

Na cidade, são 170 seções eleitorais em 23 locais de votação. Serão utilizadas 170 urnas eletrônicas e 17 de contingência. Estão convocados 680 mesários para trabalhar na organização dos trabalhos de votação.

Em Timóteo, o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos, Geraldo Hilário Torres, teve o seu registro indeferido pelo TSE, em razão de condenação pela Justiça Eleitoral em ação de investigação judicial eleitoral. Com o entendimento fixado pelo STF com relação à aplicação da Lei da Ficha Limpa, a condenação imposta ao candidato em 2008 impedia a sua candidatura para as eleições de 2016. A inelegibilidade que fundamentou o indeferimento é a do artigo 1º, I, g, da Lei Complementar nº 64/1990.

Confira as principais datas

24/1/2018 – data limite para o eleitor estar inscrito no cadastro eleitor e poder votar nas eleições suplementar

2/7/2018 – último dia para os candidatos apresentarem a prestação de contas de campanha

13/7/2018 – data limite para a diplomação dos eleitos (data da posse é de responsabilidade do Legislativo municipal)

23/8/2018 – prazo final para eleitor faltoso justificar o voto

Outras eleições suplementares

Além dos três municípios que voltam às urnas neste domingo, outros 19 já tiveram novas eleições para escolher prefeitos e vices. Em 2017: Alvorada de Minas, Ervália, São Bento Abade (março); Guaraciama (maio); Cristiano Otoni (junho); Canaã, Campo Florido, Santa Rita de Minas (julho); Ibiracatu, Jordânia, Santana da Vargem (novembro); Antônio Dias e Conceição do Rio Verde (dezembro). Em 2018, Campo Azul, Ibituruna e Santa Cruz (abril); Guanhães, Ipatinga e Pocrane (junho).

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui