Álcool de farmácias e supermercados só deve ser usado se for acima de 90 °GL

0

Com dificuldades para encontrar combustível nas bombas, muitos motoristas têm apelado para garrafas de álcool vendidas em farmácias e supermercados para conseguir alguns quilômetros a mais de autonomia. No entanto, o uso desse produto demanda atenção, pois nem todo frasco de álcool encontrado nas gôndolas é adequado para o abastecimento.

Quem explica é o assessor técnico da Fiat-Chrysler (FCA), Ricardo Dilser. “Todo álcool acima 90 °GL pode ser utilizado para abastecer. Trata-se do mesmo álcool hidratado vendido nas bombas. Abaixo desse percentual não é recomendável, pois pode causar falhas e o uso constante pode provocar algum tipo de dano ao motor”, afirma.

A observação do especialista se dá pelo fato de nas farmácias e supermercados oferecerem em suas prateleiras o álcool abaixo dos 50 °GL. A medida (°GL) é uma referência que indica a quantidade em mililitros de água para cada 100 ml da mistura álcool-água. Assim, um frasco de álcool em que esteja estampado 96 °GL, significa que há apenas 4% de água na composição.

Assim, antes de despejar o líquido no tanque, certifique de que se trata de álcool acima de 90 °GL. Abaixo disso, não é recomendável pois a maior quantidade de água dificulta a vaporização e consequentemente a combustão na câmara.

Dilser também recomenda apenas em casos extremos, uma vez que o litro do álcool de farmácia é bem mais caro que o praticado nos postos.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Hoje em Dia / Repórter: Marcelo Ramos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui