Justiça Eleitoral reverte a cassação do prefeito de Itabirinha, no Vale do Rio Doce

0

A Corte Eleitoral, por unanimidade, reformou, na sessão desta sexta-feira (6/4/2018), a sentença de primeira instância que determinou a cassação dos diplomas do prefeito de Itabirinha (Vale do Rio Doce), Édmo César Feliciano Reis (PSDB) e da vice-prefeita, Maria das Graças Assis (PSDB). Também foi afastada a sanção de inelegibilidade por oito anos que havia sido aplicada aos eleitos.

A ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) foi proposta por Antônio Victor Valente (sendo posteriormente assumida a titularidade pelo Ministério Público Eleitoral), com o argumento de que Édmo teria abusado dos meios de comunicação social e do poder econômico. O político teria utilizado o grande poder de difusão do programa na Rádio Vale Verde FM, denominado “Encontro com Prefeito Dego Reis”, para veicular críticas e opiniões desfavoráveis ao grupo político de oposição, e favorecer a sua candidatura.

O Tribunal reformou a sentença em razão de falha quando foi proposta a ação. Isso porque o vice-prefeito tem que figurar como réu nas ações eleitorais que possam implicar a cassação do registro ou do diploma da chapa majoritária, não sendo possível a emenda à inicial para a sua inclusão após o prazo para a propositura da ação, sob pena de extinção do feito por decadência.

De acordo com o relator do processo, juiz Ricardo Matos de Oliveira “A diplomação é o prazo final para o ajuizamento da ação de investigação judicial eleitoral. Se necessária emenda à inicial, esta deve acontecer dentro deste prazo decadencial. Impossível emenda à inicial ou assunção da titularidade da ação pelo Ministério Público Eleitoral quando já esgotado o prazo para a propositura daquela”.

Ao final, concluiu pela extinção do processo com resolução de mérito, nos termos do art. 487, II, do Código de Processo Civil.

O prefeito reeleito obteve 4.304 votos (61,5% da votação válida). Da decisão proferida cabe recurso.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui