Pai e filho são capacitados em curso do SENAR em Malacacheta

0

MALACACHETA – Há aproximadamente 30 dias, a falta de qualificação profissional impediu que Oscar Souto conseguisse um novo emprego. Sem o certificado de qualificação exigido por uma empresa do Vale do Mucuri, ele não pode assumir a vaga. Para resolver o problema Oscar resolveu participar do curso de Cerqueiro promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Malacacheta, em parceria com o Senar Minas.

O curso foi realizado entre os dias 7 e 11 deste mês, na comunidade Lavra dos Rosa a 16 quilômetros de Malacacheta e ministrado pelo instrutor Luiz Carlos Almeida. Segundo Oscar Souto a exigência do certificado e a necessidade de aprimorar os seus conhecimentos fizeram com que ele participasse do curso.

“Eu já trabalhava nesta área, fazendo cercas e fiquei bastante decepcionado quando não pude aceitar uma proposta de emprego por não ter um certificado de qualificação. Foi então que resolvi fazer o curso e foi a melhor decisão que tomei, já que além do certificado percebi que aprendi outras coisas que não sabia”, declara Oscar Souto.

Sem o emprego, Oscar passou a trabalhar por conta própria e conseguiu um trabalho na Fazenda Ribeirão Grande, a 30 quilômetros de Malacacheta. Nem o trabalho na fazenda o impediu de participar do curso.

“Era um curso muito importante para mim, por isso expliquei ao dono da fazenda que precisaria me ausentar por uma semana, mas que era por uma causa justa. Saí para fazer o curso de Cerqueiro com uma ideia e voltei com mais conhecimento”, afirma.

Oportunidades

Desde que terminou o curso as oportunidades não param de surgir. Oscar Souto diz que já tem serviços agendados para os próximos 4 meses. Por isso, ele comemora o fato de ter incentivado o filho de 18 anos a participar do curso com ele.

“Foi importante porque agora ele também sabe fazer a mesma coisa que eu faço e podemos dividir as oportunidades de serviço que forem surgindo. Já temos trabalhos agendados até o fim do ano. Outra vantagem é que o meu filho, diferente de mim, já tem o certificado de qualificação e não vai precisar perder uma oportunidade de emprego como eu”, explica Oscar Souto.

Fonte: Diário de Teófilo Otoni

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui