Início Norte de Minas Municípios do Norte de Minas assinam acordo para organizar Sistema de Garantias...

Municípios do Norte de Minas assinam acordo para organizar Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e dos Adolescentes

0

Nos dias 12 e 13 de junho, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Manga e da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas (CREDCA-NM), promoveu reunião com representantes dos municípios de Jaíba, Manga, Matias Cardoso, Miravânia e São João das Missões para discutir o Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Durante os dois dias foram pactuadas com os cinco municípios providências para reorganizar os Conselhos Tutelares, os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também foi decidida a implementação de uma Casa Lar em Jaíba e de outra em Manga. Entre as medidas estão ainda: providenciar espaço para o serviço de acolhimento, capacitar equipe de referência, elaborar projeto pedagógico e plano de atendimento individual e familiar.

O serviço de acolhimento institucional nessas cidades começou a ser prestado em 2009, após o MPMG firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os cinco municípios para a implantação da Casa Lar de Manga, tendo como interveniente a Associação Manguense de Apoio ao Menor (Amam), entidade privada que se responsabilizou pela implementação e manutenção do serviço.

Mas, segundo o promotor de Justiça Guilherme de Abreu, irregularidades estruturais e na forma de prestação do serviço foram verificadas, tendo como causa principal a grande demanda e a falta de repasses financeiros dos municípios. “Com a nova pactuação, a partir outubro deste ano, o município de Jaíba passa a sediar uma instituição de acolhimento, que será utilizada também por Matias Cardoso. E Manga prestará diretamente o serviço, a ser compartilhado com Miravânia e São João das Missões”.

Além do promotor de Justiça Guilherme de Abreu, da 1ª Promotoria de Justiça de Manga, também participaram da reunião o coordenador da CREDCA-NM, promotor de Justiça Danniel Librelon Pimenta, e o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Manga, Luiz Felipe Sampaio Aranha.


VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Fonte: 1ª Promotoria de Justiça de Manga / Foto: Divulgação MPMG)

SEM COMENTÁRIOS