Início Política Juíza revoga aumento de salário de vereadores em Pedra Azul, no Vale...

Juíza revoga aumento de salário de vereadores em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha

0

A juíza Aline Gomes dos Santos Silva, da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Pedra Azul, na região do Jequitinhonha, deferiu, em caráter liminar, pedido para suspender resolução da Câmara Municipal que concedia aumento aos vereadores. A magistrada determinou que o valor recebido pelos parlamentares seja restabelecido ao padrão de dezembro de 2016.

A ação popular afirmava que o aumento proporcionado pela Resolução 13/2017, vigente desde fevereiro de 2017, reajustava os vencimentos de R$ 4,9 mil para R$ 6.370, o que corresponde a 30%. O aumento, segundo a inicial, impacta o erário e afronta o princípio da moralidade administrativa, já que os vereadores legislaram em causa própria.

Os autores alegam, ainda, que tiveram dificuldade para ter acesso ao documento, o que ocorreu apenas mediante a apresentação de uma autorização judicial, e que o ato de aumentar os salários durante o próprio mandato é inconstitucional. Com base nisso, a ação popular pediu a suspensão liminar da elevação dos salários.

Aline Silva considerou, em análise inicial, que a revisão da remuneração deveria ser feita em legislatura anterior, e que havia jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação a situações do tipo. A magistrada também considerou que o pedido preenchia os requisitos necessários para a antecipação da tutela: a probabilidade do direito lesado e o risco ao resultado útil do processo.

Para a juíza, o vencimento possui caráter alimentar, o que impede ou dificulta a devolução das verbas ao final da demanda, se se concluir que esse é o caso. Em contrapartida, deixar de receber o subsídio de acordo com a resolução da Câmara não prejudica de imediato os beneficiários, pois, se ao fim do processo ficar constatado que eles fazem jus ao dinheiro, eles receberão a quantia retroativamente e atualizada.

A decisão, por ser de Primeira Instância, está sujeita a recurso.

Vereadores eleitos em Pedra Azul em 2016

1º – Cição (DEM) – 615 votos
2º – Dr. Russo (PSD) – 563 votos
3º – Leo de Codinha (PSL) – 471 votos
4º – Sabino Marcos da Auto Escola (PSD) – 422 votos
5º – Washington Enfermeiro (PMDB) – 410 votos
6º – Bira do Araçagi (PR) – 362 votos
7º – Katia (DEM) – 347 votos
8º – Digolino da Mercearia (PPS) – 334 votos
9º – Laerciodo Dancing Night (PPS) – 299 votos
10º – Ailton Pereira (PSB) – 290 votos
11º – Zezito da Caçamba (PSDB) – 275 votos

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Com informações do TJMG)

SEM COMENTÁRIOS