Em decorrência das adversidades climáticas, que atingem parte das regiões brasileiras, o Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (30/03/2017), situação de emergência em 11 municípios dos estados do Amapá, Mato Grosso, da Bahia, de Minas Gerais e São Paulo.
A medida, publicada no Diário Oficial da União, permite que as prefeituras tenham acesso às ações de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
O extenso período de seca e estiagem levou à situação de emergência as cidades de Pilão Arcado, Malhada de Pedras, Mirangaba, Várzea Nova, Gentio do Ouro, São Miguel das Matas e Anguera, na Bahia, além do município mineiro, Josenópolis.
Já as chuvas intensas afetaram Vila Rica, em Mato Grosso, e Sagres, em São Paulo. O município de Calçoene, no Amapá, também foi atingido por inundações.
Apoio
Para ter acesso ao auxílio emergencial disponibilizado pela Sedec, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no site do Ministério da Integração Nacional. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: Portal Brasil)