Direto de Brasília – leia na página da jornalista Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


GOVERNO RECUA
Com a pressão sofrida nos últimos dias por causa das propostas da reforma da Previdência Social, nesta quinta-feira, o relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), listou cinco pontos da proposta que considera mais polêmicos que deverão ser revistos. A lista do relator inclui o trabalhador rural, as regras de transição, a não acumulação de pensões e aposentadorias, o benefício de prestação continuada e as aposentadorias especiais. Maia disse que pretende ouvir separadamente as bancadas de cada partido na Câmara, antes de apresentar seu parecer, na semana que vem.

DIA DA CAÇA
Com ares de poucos amigos, o juiz Sérgio Moro participou de uma audiência pública da comissão especial que analisa proposta de mudanças no Código de Processo Penal, na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira. Moro respondeu aos questionamentos dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ) sobre atitudes e decisões que tomou na Lava-Jato e rebateu veementemente as críticas, negando ativismo judicial por participar ativamente da fase de investigação. Moro se recusou a responder às perguntas relacionadas ao vazamento de conversas dos ex-presidentes Dilma e Lula, por considerar os questionamentos ofensivos.

ESTÁGIO SOMENTE VIA CONCURSO
Ao mesmo tempo em que analisa a lei da terceirização, que permite que empresas terceirizem todas as suas atividades, o Senado Federal quer exigir a realização de concurso público para a contratação de estagiários. O projeto da ex-senadora Marinor Brito (PSOL-PA) estabelece que o ingresso dos estagiários na administração pública seja feito com rigorosa obediência à ordem de classificação. A intenção da autora é evitar a indicação pessoal nos processos de escolha de estagiários. O projeto estabelece que a medida seja adotada pela administração pública direta, autarquias e fundações do Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive dos estados e municípios.

APOSENTADORIS RURAL
O deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG) protocolou Emenda sugerindo modificação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da Reforma da Previdência, apresentada pelo governo. O parlamentar defende a manutenção da idade para aposentadoria rural com os critérios atuais. Na proposta apresentada pelo governo, a idade mínima para aposentadoria da população rural é de 65 anos. Pela emenda do deputado mineiro a aposentadoria rural continuará a ser concedida aos 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens.

REJEIÇÃO A TEMER
A CNI/Ibope divulgou nesta sexta-feira o resultado de uma nova pesquisa sobre a avaliação do governo do presidente Michel Temer. De acordo com o levantamento, 10% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, 31% como regular, 55% como ruim ou péssimo e 4% não sabem ou não responderam. Sobre a maneira de Temer governar, 73% responderam que desaprovam, 20% aprovam e 7% não sabem ou não responderam. Em dezembro de 2016, 13% consideravam ótimo ou bom, 35% regular, 46% ruim ou péssimo e 6% não sabiam ou não responderam. Segundo a CNI, a queda na popularidade pode ser explicada pelo forte ajuste fiscal e as reformas propostas pelo governo federal.

20 ANOS DA FAIXA DE PEDESTRE
O trânsito no DF está longe de ser tranquilo, mas o respeito à faixa de pedestre ainda é um diferencial em relação a outras grandes cidades do país. Resultado de uma campanha intensa para construir uma cultura de respeito aos mais frágeis no trânsito, a faixa de pedestre completa duas décadas neste sábado. O número de vítimas no trânsito no DF ainda é grande e segue crescente, e o respeito à faixa de pedestre deve ser sempre cultivado, através de campanhas educativas, somado à fiscalização. Mas, certamente, os 20 anos desta marca da cidade merece comemoração.

HISTÓRIAS DE BRASÍLIA
A notícia que circula na imprensa local é que o governo do Distrito Federal, sem solução para enfrentar a crise hídrica, recorreu à espiritualidade para reforçar as chuvas e encher os reservatórios. Segundo o noticiário local, a entidade esotérica Fundação Cacique Cobra Coral, que teria poder de controlar o clima, montou um ‘quartel-general’ em Luziânia para adiar a chegada da estiagem ao Planalto Central. Segundo o porta-voz da fundação, Osmar Santos, a parceria não prevê investimento público e deve ser publicada em Diário Oficial nos próximos dias. A Caesb e o Palácio do Buriti dizem não ter conhecimento do convênio. Pelo sim, pelo não, o que posso dizer é que a chuva tem sido constante nos últimos dias e os reservatórios que estavam quase secos chegaram a quase 50% da capacidade. Isso é tão Brasília!

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui