Uma exposição com 43 painéis de arte rupestre está aberta ao público no receptivo do Monumento Natural da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. Os painéis expressam ideias e valores das culturas pré-históricas com diferentes tipos de representações, como sinais geométricos, instrumentos utilitários, armas e cenas do cotidiano (caça, guerra, dança, parto).
As peças foram reformadas após acordo do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com uma empresa mineradora, que estabeleceu como medida compensatória a restauração dos painéis, que ficavam armazenados na sede da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).
Eles fazem parte de um trabalho iniciado em 1977 para pesquisar o desenvolvimento de técnicas de estudo da arte rupestre, visando contribuir para o entendimento, divulgação e preservação do registro cultural dos povos pré-históricos que viviam na região de Lagoa Santa.
Para a recuperação dos painéis, foram desenvolvidas metodologias de reprodução de imagens rupestres pelas restauradoras Silvia Gaia e Maria Irene de Melo Neves. Os painéis rupestres tornam-se importantes instrumentos para a divulgação e a valorização do patrimônio arqueológico de Minas Gerais.
São representações de desenhos e pinturas existentes em grutas mineiras de diversas regiões do estado, nos municípios de Santana do Riacho, Matozinhos, Monjolos, Prudente de Morais, Pedro Leopoldo, Gouvêa, Conselheiro da Mata, Varzelândia, Lagoa Santa e Buenópolis.
A exposição pode ser visitada no Monumento Natural da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas (rodovia BR-040, Km 472, s/n, Universitário). O horário de funcionamento é de 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3775-2695.
A exposição pode ser visitada na Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas (Reprodução)
(Agência Minas)