O prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), acaba de anunciar seu secretariado em entrevista coletiva no Centro de Operações da Prefeitura (COP), no Bairro Buritis, na Região Oeste da capital. Três dos secretários trabalharam com ele no Atlético, onde foi presidente: o atual mandatário do clube, Daniel Nepomuceno, a diretora executiva Adriana Branco e o ex-diretor de futebol Bebeto de Freitas.
Confira a lista:
– Secretaria Municipal de Esporte e Lazer: Bebeto de Freitas
– Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão: André Abreu Reis
– Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção: Claudio Beato
– Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Mário Werneck
– Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura: Josué Valadão (PSB)
– Secretaria Municipal de Governo: Paulo Lamac (Rede)
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento: Daniel Nepomuceno
– Secretaria Municipal de Saúde: Jackson Machado Pinto
– Secretaria Municipal de Educação: Ângela Dalben
– Secretaria Municipal de Fazenda: Fuad Noman
– Secretaria Municipal de Serviços Urbanos: Maria Fernandes Caldas
– Secretaria Municipal de Políticas Sociais: Maíra Colares
– Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social: Adriana Branco
– Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte: Claudius Vinícius Leite
– Superintendência de Desenvolvimento da Capital: Sylvio Malta
– Coordenadoria Municipal de Defesa Civil: coronel Alexandre Lucas
– Chefe da Assessoria de Comunicação: Chico Maia
– Fundação Municipal de Cultura: Leônidas José de Oliveira
– Superintendência de Limpeza Urbana: coronel Genedempsey Bicalho Cruz
A prefeitura terá redução no número de secretarias, de 22 para 13, e no de órgãos autônomos, de sete para dois. A chefia de Gabinete do Prefeito e as assessorias de Comunicação Social e Policial Militar serão incorporadas à Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial será chamada de Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção.
A Empresa Municipal de Turismo (Belotur), a BHTrans, companhia PBH Ativos, a Empresa de Informática e Informação (Prodabel) e a Companhia Urbanizadora e de Habitação (Urbel) serão reformuladas.
Conforme Kalil, o enxugamento da máquina é coordenado pelo Secretário de Planejamento e Gestão, André Abreu Reis, e ainda não está completa. “Vamos, homeopaticamente, soltando os nomes que ainda faltam e as reduções que ainda serão feitas”, explicou. O prefeito declarou ainda não saber o impacto econômico da medida.
Nomeado secretário de Desenvolvimento, Daniel Nepomuceno foi vice-presidente do Atlético na gestão de Kalil e, em 2014, foi eleito presidente do clube até dezembro de 2017. Ele também é vereador de Belo Horizonte, mas, desde que assumiu a direção do Galo, frequentemente deixa de ir à Câmara, onde fica até o fim deste ano, já que nem mesmo concorreu à reeleição.
Questionado se o dirigente alvinegro teria agenda para se dedicar ao novo cargo, Kalil disse que sim, ou, caso contrário, não continuará como secretário. “Ele vai ter tempo de trabalhar, sim. Se ele não tiver, ele vai sair. Ele sabe a responsabilidade que está assumindo. Todo mundo que está vindo está disposto a trabalhar, e a trabalhar muito”, destacou.
Três dos novos integrantes da equipe de Kalil já trabalham atualmente na prefeitura: Josué Valadão (Obras e Infraestrutura), Leônidas José de Oliveira (Cultura) e Alexandre Lucas (Defesa Civil). O prefeito argumentou que os nomes escolhidos foram minuciosamente estudados por uma equipe.
“Aqui nós temos gente filiada ao PT, ao PSDB, à Rede, ao PSB e ao PPS. Isso aqui é uma escolha extremamente técnica, como foi prometido na campanha. É gente do ramo, que a gente espera que trabalhe para que a ajuda chegue na ponta, no pobre, no que precisa. É o que nós prometemos, é o que nós falamos com toda essa secretaria”, afirmou Kalil.
O prefeito ressaltou ter consciência do compromisso de “ajudar quem precisa”. “Nós chamamos todos os secretários para falar que tínhamos uma prioridade, que é gastar menos dinheiro com a máquina para esse dinheiro chegar à saúde, à segurança e à educação. Nós temos que fazer o bem estar desse povo de Belo Horizonte”, contou.
Alexandre Kalil anuncia secretariado (Divulgação)
(Fonte: Rádio Itatiaia)
Os secretários serão: Kibe(s), pastel(es), sonho(s), e outros, coxinhas estão fora. kkkkkkkkkkkkkkkk.