Montes Claros perde o professor José Geraldo Drumond

0

Faleceu na manhã desta terça-feira (29/11/2016), o professor José Geraldo de Freitas Drumond, 70 anos, ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no período de abril/1988 a dezembro/2002. Ele estava internado na Santa Casa de Montes Claros e sua morte foi provocada por insuficiência renal aguda. Foi decretado luto oficial na Universidade por sete dias. O velório terá início às 17 horas. O sepultamento está marcado para as 10 horas, nesta quarta-feira (30/11), no cemitério do Bonfim.

Também ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o professor José Geraldo de Freitas Drumond comandou o processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Universidade Estadual de Montes Claros, efetivada pela Constituição Mineira de 1989.

Em outubro passado, o Conselho Universitário da Unimontes (Consu), acatando proposta do reitor João dos Reis Canela, aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-reitor José de Freitas Drumond, em reconhecimento ao trabalho em prol do ensino superior regional.

Benfeitor

O reitor João dos Reis Canela ressalta que a comunidade acadêmica lamenta profundamente a morte do professor José Geraldo de Freitas Drumond, que foi um dos maiores benfeitores do ensino superior da região. “Imensamente consternada, a comunidade acadêmica da Unimontes manifesta as justas homenagens e o sentimento de enorme gratidão ao professor José Geraldo de Freitas Drumond, que deixa um legado inestimável pelo trabalho que desempenhou como diretor-geral da FUNM e reitor da Unimontes.

Expansão

Destacou ainda que o professor José Geraldo de Freitas Drumond foi um gestor visionário da Universidade Estadual de Montes Claros. “Durante sua gestão, os avanços foram visíveis e imprescindíveis para que fosse possível chegar ao cenário de respeito da Unimontes em nível nacional”, afirmou.

O professor João dos Reis Canela lembra que durante a gestão do ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond, a Universidade Estadual de Montes Claros teve uma série de conquistas, com ações e obras que marcaram para sempre a história da educação superior na região, destacando: a gratuidade do ensino na instituição, a expansão dos cursos de graduação – foram criados os cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Odontologia e Zootecnia, entre outros; a instalação dos campi de Januária, Pirapora, Janaúba, Salinas e Almenara; a reorganização administrativa da universidade, a construção de vários prédios do campus-sede – como as sedes do Centro de Ciências Humanas (CCH), a Biblioteca Central Antonio Jorge e a Reitoria – e a implantação da Escola Técnica de Saúde (ETS), atual Centro de Educação e Tecnológica (CEPT).

Outra grande conquista foi a transferência do Hospital Universitário Clemente de Faria da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) para a Unimontes. Com incorporação pela Universidade, o hospital expandiu o trabalho de assistência à saúde da população, com atendimento 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS). “O professor José Geraldo de Freitas Drumond foi o grande responsável pela transformação e pelo desenvolvimento da universidade publica que temos hoje”, avalia João Canela.

Ele salienta que o ex-reitor teve “uma memorável trajetória acadêmica como docente dos cursos de Medicina e de Direito e em atividades de pesquisa, constituindo-se em um dos maiores estudiosos sobre o comportamento médico no Brasil”. Enalteceu ainda “o reconhecimento nacional e internacional do seu trabalho em prol da sociedade, da cultura e do ensino superior, especialmente no Norte de Minas e nas demais regiões de abrangência da nossa universidade”.

Currículo e trajetória

Natural do município de Barra Longa (região Central de Minas Gerais), o professor José Geraldo de Freitas Drumond graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais no início da década de 1970. Logo em seguida, mudou-se para Montes Claros. Com doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), ele foi professor de Medicina Legal, Ética e Bioética da Unimontes. Atuou ainda como professor do mestrado em Medicina Forense da Universidade de Valência (Espanha).

Entre outras funções, José Geraldo Drumond foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig (2002/2008). Ele também presidiu a Sociedade Iberoamericana de Direito Médico e a Associação Brasileira de Direito Médico e da Saúde (Adimes). O ex-reitor teve diversos livros publicados. Ele era integrante do Conselho Editorial da Editora Unimontes e também coordenava o Núcleo de Bioética da Universidade, criado em 2013, do qual foi um dos idealizadores, com abrangência em todos os cursos de graduação e de pós-graduação.

José Geraldo Drumond tinha 70 anos (Foto: Unimontes/Divulgação)

(Fonte: Ascom Unimontes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui