Câmara de Vereadores de Montes Claros aprova o Plano Diretor Municipal

0

A Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou, durante a reunião ordinária na manhã desta terça-feira (29/11/2016), o Plano Diretor Municipal. Quatorze vereadores votaram a favor do plano e sete votaram contra.

O plano diretor vai direcionar os investimentos do município para os próximos dez anos. “Montes Claros, há muitos anos, vem sendo administrada sem ter um direcionamento, sem ter um norte. O Plano Diretor permite que o próximo gestor do município possa olhar para o horizonte e avançar em várias áreas. Sem o Plano Diretor fica difícil ele executar o que a população realmente precisa”, afirma o vereador Cláudio Prates (PTB).

O vereador Gera do Chica (SD) votou contra a aprovação do plano. Ele afirma que o projeto deveria ser estudado por mais tempo, já que será válido por dez anos. “Nós entendemos que ele poderia ser melhor discutido no início do ano, para que este conjunto de leis realmente dê condição para que o novo gestor navegue com segurança e rapidez na nova gestão”.

A elaboração do Plano Diretor contou com 17 audiências que ouviu a opinião de técnicos, representantes da classe empresarial e moradores de diversas comunidades da cidade. O responsável pela elaboração, Jeferson Tolentino, destaca que o plano abrange investimentos em todas as áreas municipais.

“Ele define as diretrizes que vão nortear todas as ações municipais, em todos os setores. Não é só na lei de uso e ocupação do solo, mas também nos setores da saúde, da educação, cultura, esporte. Abrange todas as ações para que o gestor municipal direcione os recursos nesse sentido”, destaca.

Para que passe a valer como lei municipal já no ano de 2017, o Plano Diretor deve ser sancionado pelo prefeito em exercício, José Vicente Medeiros (PMDB). O Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (Codemc) será um dos órgãos responsáveis por acompanhar a aplicação do Plano Diretor Municipal. “Este plano é de interesse de todos da cidade. Então vamos estar juntos e próximos para ver este desenvolvimento de Montes Claros com planejamento”, explica o conselheiro do Codemc, Fernando Henrique Rodrigues.

Vista parcial de Montes Claros (Foto: Divulgação)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui