Mineiros registram ‘céu sangrento’

1

Alguns dizem que é sinal de chuva. Para outros, dias frios se aproximam. Independente do presságio que ele representa, o fenômeno conhecido como ‘céu sangrento’ impressiona quem olha para o céu. Com isso, o entardecer desta segunda-feira (21/11/2016) ganhou tons de vermelho que surpreendeu os moradores do Sul de Minas, que fizeram belos registros fotográficos em Itajubá (MG), Maria da Fé (MG) e São Lourenço (MG).

Segundo Instituto Somar de Meteorologia, estas nuvens são compostas por moléculas de vapor de água e cristais de gelo. Quando os raios solares atingem as nuvens, os cristais de gelo refratam a luz solar, decompondo a luz branca vinda do sol. Dependendo do ângulo entre a luz solar e os cristais de gelo, a cor fica entre o amarelo e o vermelho.

Durante o nascer ou pôr do sol, os raios solares atravessam uma camada maior da atmosfera e o vermelho sofre menos dispersão. Assim, a luz que chega aos olhos fica no tom avermelhado. O instituto Somar afirma também que uma atmosfera mais poluída pode contribuir para que o céu fique ainda mais vermelho.

Céu sangrento em Maria da Fé (Foto: Willian Siqueira)

Céu sangrento em Maria da Fé (Foto: Israel Salvador)

Céu sangrento em Itajubá (Foto: Israel Salvador)

(Fonte: G1 Sul de Minas)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui