Até esta quarta-feira (09/11/2016), 948.288 trabalhadores ainda não haviam procurado uma agência bancária para retirar o benefício do Pis/Pasep ano-base 2014, o abono salarial. O prazo termina no dia 30 de dezembro.
A maioria dos trabalhadores que não sacaram o abono é das regiões Sul e Sudeste. Um terço desse total (357.036) é do estado de São Paulo. Os demais estados com maior número de trabalhadores são Rio de Janeiro (85.262); Rio Grande do Sul (71.928); Santa Catarina (63.834); e Minas Gerais (61.999).
O coordenador geral do Seguro-desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges, lembra que quem perder o prazo não terá mais como sacar o benefício. “Os trabalhadores têm menos de dois meses para procurarem uma agência bancária e retirarem esse dinheiro. Depois o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador”, alerta.
Benefício
Tem direito ao Abono Salarial ano-base 2014 quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; tenha trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias em 2014 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e tenha seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O valor do abono ainda segue a regra antiga, portanto, é de um salário mínimo (R$ 880).
Os trabalhadores podem consultar se tem direito ao benefício pelo portal trabalho.gov.br/abono-salarial, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento.
A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.
Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada, pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa, ou a uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. (Portal Brasil)