Desfile da Independência do Brasil reúne 43 instituições em Montes Claros

0

Ao som das tradicionais fanfarras 43 instituições desfilaram pela Avenida Deputado Esteves Rodrigues, em Montes Claros, no dia em que é comemorada a Independência do Brasil. Participaram o Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, além de várias escolas e representantes de clubes e associações.

“Essa data representa o momento em que o Brasil começa a caminhar com as próprias pernas, passamos a ser responsáveis pela solução dos nossos problemas”, explica o comandante do 55º Batalhão de Infantaria do exército, tenente coronel Marcos Vinicius Messeder.

Segundo a organização, o público participante no desfile foi de 8 a 12 mil pessoas. Pela segunda vez, o casal Juciara Souza e Fabiano Rodrigues foi com os filhos Mariana e Igor. Enquanto a menina marchava junto com os participantes do desfile e cantava “Marcha Soldado”, o irmão dela foi categórico ao dizer o que mais chamou a atenção dele, “os bombeiros”, disse. “Nós viemos porque gostamos de ver as instituições e pessoas que participam, é algo diferente”, fala a mãe das duas crianças.

Fanfarra do Colégio Tiradentes de Montes Claros (Foto: Michelly Oda/G1)

Nikolly Oliveira e um grupo de amigos acompanharam o desfile de um jeito diferente em defesa de uma causa própria.

“Nosso grupo reúne 260 patinadores, além de ser um evento muito bonito, também é uma oportunidade para chamarmos a atenção dos motoristas, para que eles nos vejam, é uma forma de darmos visibilidade aos patins”, fala.

“Essa interação entre os militares e a sociedade é uma forma de demonstrar o trabalho e todos os serviços que a Polícia Militar coloca a disposição da população 24 horas por dia”, fala o comandante da 11ª Região da Polícia Militar, coronel César Ricardo de Oliveira.

Entre os bombeiros vestidos com a roupa de combate a incêndios e os que estavam com os equipamentos usados em resgates, chamavam a atenção um pelotão formado por filhos e parentes do militares, que desfilou pela primeira vez no chão. O sargento Kollek Pereira foi com a esposa esposa Ester e as filhas Lessa e Luiza, de dois e quatro anos.

“Sigo os ensinamentos do meu pai, e agora nessa função, levo as minhas filhas para incentivar a cidadania e o patriotismo e também para que saibam que essa é uma das datas cívicas mais importantes. Além de ser uma oportunidade para que conheçam um pouco mais da minha profissão”, diz o militar. Enquanto Lessa participou pela primeira vez, essa é a terceira de Luiza.

Nem mesmo o sol forte foi capaz de desanimar a escritora Zoraide Danid, ela que faz questão de ver o desfile, foi com um guarda-chuvas para se proteger.

“Prestigiar a cerimônia é uma forma de reconhecimento dos serviços prestado pelas instituições e também uma maneira de chamar a atenção delas para estimular que a juventude se dedique a tudo que for positivo em favor da pessoa humana”, comenta a idosa de 79 anos.

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui