Atleta bicampeã do JEMG representará Estado nos Jogos Olímpicos Rio 2016

0

Nascida em Lagoa da Prata, no território Oeste, Núbia Soares representará Minas Gerais nos Jogos Olímpicos Rio 2016. No último domingo (3/7), a atleta do Clube BM&F Bovespa venceu a disputa do salto triplo do XXXV Troféu Brasil de Atletismo, em São Bernardo do Campo (SP), após atingir a marca de 14,17m – a marca mínima olímpica é 14,15 m.

Atualmente com 20 anos de idade, Núbia surgiu para o esporte nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), sob o comando do técnico Abel Mendes – beneficiário do programa Bolsa-Técnico, da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). A atleta foi campeã da competição nos anos de 2012 e 2013 pela Escola Estadual Chico Rezende.

Em 2012, Núbia conquistou também a primeira colocação das Olimpíadas Escolares, em Cuiabá (MT), resultado que levou a jovem a ser indicada pelo Comitê Olímpico Brasileiro para compor a delegação nacional no 6º Festival Olímpico da Juventude, disputado em Sydney, na Austrália. Lá, a saltadora ficou em segundo lugar e voltou para casa com a medalha de prata.

Em 2013, ano em que venceu a disputa do salto triplo nos Jogos Escolares da Juventude, em Belém (PA), e bateu o recorde da prova com a marca de 12,98m, Núbia representou Minas Gerais na Gymnasiade – os Jogos Mundiais Escolares –, realizada em Brasília (DF). Na oportunidade, além de sagrar-se campeã, a mineira tornou-se recordista da prova nas competições da Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF, na sigla em Inglês).

Para o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, a classificação de uma atleta para os Jogos Olímpicos demonstra a importância do esporte escolar. “No JEMG podemos identificar atletas de potencial e lapidá-los para que se tornem esportistas profissionais e possam representar nosso estado pelo mundo afora, além de servirem como bons exemplos para as crianças que desejam praticar alguma modalidade”, comentou.

A lagopratense, que foi atleta de handebol dos 11 aos 15 anos e está em sua quarta temporada no atletismo, despontou como uma esperança brasileira na modalidade ao saltar 14,22m no Troféu Brasil de 2014. A jovem, no entanto, não conseguiu manter a sequência devido às lesões que enfrentou em 2015.

Recuperada, a mineira já tem um novo objetivo em mente: bater o recorde brasileiro da prova: 14,58 m, de Keila Costa desde 2013. “Meu primeiro salto, que eu queimei, foi longe, e estaria bem perto do recorde brasileiro. Esse é o meu próximo objetivo”, afirmou após obter o índice olímpico nesse fim de semana.

Em abril deste ano, Núbia esteve presente no Meeting de Atletismo, realizado no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE-UFMG).

Núbia Soares representará Minas Gerais nos Jogos Olímpicos (Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA)

Núbia Soares representará Minas Gerais nos Jogos Olímpicos (Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA)

Núbia Soares representará Minas Gerais nos Jogos Olímpicos (Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui