Peregrinos refazem caminho de Guimarães Rosa na região Central de Minas

0

No ano em que se comemora os 60 anos do livro “Grande Sertão: veredas”, inúmeros projetos são realizados em homenagem à obra de Guimarães Rosa. Com o intuito de refazer parte do caminho percorrido pelo autor, quando conheceu e escolheu importantes personagens de sua obra, também será realizada a peregrinação “Caminhos de Rosa”.

“Estamos fazendo o mapeamento deste percurso para ser mais fiel possível ao caminho que Guimarães percorreu com a boiada no lombo de um cavalo. Aqui teremos a participação de pessoas em bicicleta, a pé e também à cavalo”, explica uma das organizadoras, Mônica Otero.

Alguns pontos já foram identificados nesta quarta-feira (29/6). A peregrinação terá início no dia 10 de julho em Andrequicé, em Três Marias, e termina em Cordisburgo, no dia 15 do mesmo mês. De acordo com Mônica Otero, desde o início do mês todas as 40 vagas disponíveis para a peregrinação já haviam sido completadas.

“Em todas as paradas teremos uma apresentação cultural voltada para a obra do Rosa. Esta peregrinação será bem diferente, terá o cunho cultural. Será realmente uma imersão no mundo de Guimarães Rosa”, afirma a organizadora.

Para a coordenadora do Grupo de Pesquisa Nonada, Telma Borges, a caminhada será importante para preservar a cultura interiorana revelada nas obras de Guimarães Rosa. “Ele fez questão de colocar em discussão o Brasil que o Brasil não conhecia, o interior. Então, penso que é de fundamental importância recuperar este caminho para a cultura. Creio que aliar a literatura ao esporte, como é feito nesta peregrinação, é uma forma de mostrar a força que tem a literatura”.

Alguns pontos do percurso foram sinalizados (Foto: Mônica Otero/Arquivo Pessoal)

(G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui