Alunos mineiros ganham medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Jogos de Raciocínio

0

Clima de alegria e sentimento de dever cumprido. Eufóricos, quatro alunos de 11 e 12 anos do Instituto Eros Gustavo, de Contagem, na região metropolitana da capital, estampavam em seus sorrisos a felicidade pela conquista de quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Jogos de Raciocínio – incluindo dois ouros e uma prata – nas categorias individuais. A competição de jogos de tabuleiro aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho, na cidade de Sitônia, na Grécia.

E o esforço coletivo também foi premiado, já que o time do Eros conquistou o segundo lugar por equipes e trouxe a prata para o Brasil. Os mineiros chegaram muito perto do ouro ao empatarem em número de pontos (16,5) com a Romênia, mas o país europeu venceu por ter tido mais vitórias. Competiram 14 equipes de oito países.

Na tarde de ontem, a felicidade escancarada no rosto disfarçava parcialmente o cansaço dos quatro vencedores: Gustavo Nascimento Nunes Alexandre, 12 (ouro no jogo Bloqueio), Vitor de Castro Lino Souza, 12 (ouro no Octi), Pedro Henrique Miranda de Faria, 12 (prata na Dama) e João Pedro Almeida Moreira, 11 (quarto lugar no Abalone).

Após o título nacional por equipes conquistado em maio, que garantiu a vaga do instituto na competição na Grécia, os meninos brilhantes intensificaram o treinamento nos jogos e a concentração. “O momento agora é de descanso, depois de todo esse trabalho. Conseguir o segundo lugar na Olimpíada e as medalhas individuais nos deixou muito felizes”, disse o aluno Gustavo Alexandre.

Além das conquistas, os meninos trouxeram na bagagem um aprendizado que jamais esquecerão. “Tivemos contato com outras culturas, o que foi muito legal. Conhecemos novos idiomas e mostramos autocontrole e parceria na competição. Isso é mais importante do que os títulos”, disse o estudante Pedro Faria.

A participação no torneio na Grécia foi custeada pela empresa multinacional Mind Lab, que também realizou a etapa nacional.

Nacional

Em maio, a equipe do 8º e do 9º ano do Instituto Eros Gustavo, com alunos com idades entre 13 e 15 anos, venceu a etapa nacional da Olimpíada de Raciocínio, em São Paulo.

Após vencer torneio em São Paulo, equipe de estudantes intensificou treinamento para participar da Olimpíada Internacional de Jogos de Raciocínio (Foto: Pedro Gontijo / O Tempo)

Alunos terão homenagens

As conquistas dos alunos do Instituto Eros Gustavo na Olimpíada Internacional de Jogos de Raciocínio renderão homenagens em pelo menos três Casas legislativas de Minas. As Câmaras de Betim e de Contagem, na região metropolitana, além da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, vão condecorar os alunos com medalhas de honra ao mérito.

“Eles trabalharam muito, treinaram meses para chegar a esse ponto. É a realização de um sonho”, concluiu a professora de matemática e mediadora dos alunos, Carla Gonzaga. (DC)

Entenda os jogos

Abalone. Jogo de tabuleiro em forma de hexágono. O objetivo é mover pelo menos seis bolinhas do adversário para fora do tablado.

Octi. Tabuleiro padrão em que cada jogador tem quatro peças em formato de octógono e com pinos laterais que indicam a direção de movimentação. Vence quem conseguir chegar primeiro à base do outro concorrente. Dama Olímpica. Jogo com 24 peças de cores opostas. Objetivo é capturar todas as peças do adversário.

Bloqueio. Cada atleta tem um peão, e o objetivo é levá-lo para o lado oposto do tabuleiro. No percurso, o jogador pode usar peças para bloquear o ataque rival. Cada partida é disputada em 15 minutos.

Gustavo

Capitão da equipe. O aluno Gustavo Nascimento Nunes Alexandre, 12, levou o ouro na Olimpíada Internacional de Jogos de Raciocínio, no jogo Bloqueio. Gustavo venceu todas as seis disputas e ficou em primeiro lugar. Suas frases de incentivo foram, segundo a equipe, essenciais para a motivação durante as partidas. Ele nasceu em Belo Horizonte, mas é morador de Betim, na região metropolitana.

Vitor

Campeão mundial. Vencedor do jogo Octi, Vitor de Castro Lino Souza, 12, também venceu as seis partidas que disputou na categoria individual. Durante o torneio, o jovem foi eleito por organizadores como o melhor jogador. Ele sonha em trabalhar com robótica no futuro e acredita que o raciocínio lógico irá ajudá-lo nessa profissão. Vitor nasceu em Belo Horizonte, mas também mora em Betim.

Pedro Henrique

Medalha de prata. O estudante Pedro Henrique Miranda de Faria, 12, ficou em segundo lugar no jogo de Dama e trouxe para o Brasil a medalha de prata na competição individual, pois venceu cinco partidas e perdeu apenas uma. Amante da disciplina de história, Pedro diz que a viagem à Grécia foi muito enriquecedora, porque conheceu novas culturas. Ele é morador da cidade de Betim.

João Pedro

Fera do Abalone. O aluno João Pedro Almeida Moreira, 11 – o mais novo da equipe –, ficou em quarto lugar na competição individual de Abalone, considerado o jogo mais difícil da competição. João Pedro, conhecido como JP, quer ser cientista no futuro e acredita que o raciocínio lógico fará toda a diferença nesse processo. Ele nasceu e mora em Betim, na região metropolitana da capital.

(Fonte: O Tempo / Repórter: Débora Costa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui