Sete vereadores de Governador Valadares são presos na terceira fase da Operação Mar de Lama

0

Sete vereadores eleitos em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, foram presos na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, na terceira fase da Operação Mar de Lama, denominada, “Mar de Lama III: Fase Estadual”. A ação foi coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PM) e agentes do recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Ricardo Assunção, Geovanne Honório, Levi Presidente (que já está preso por tráfico de drogas), Cezinha Alvarenga, Ananias Camelô, Zangado e Milvinho foram alvos de mandados de prisão. Eles foram afastados de suas funções públicas na primeira fase da operação, deflagrada no dia 11 de abril pela Polícia Federal.

Ricardo Assunção, Geovane Honório, Levi Presidente, Cezinha Alvarenga, Milvinho, Ananias Camelô e Zangado foram alvos de mandado de prisão (Foto: Arte Aconteceu no Vale com fotos da Câmara de Governador Valadares)

Mar de Lama III: Fase Estadual

De acordo com o MPMG, o objetivo da operação é combater os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, advocacia administrativa e organização criminosa cometidos no âmbito da Prefeitura de Governador Valadares e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia responsável pelo abastecimento de água na cidade do Vale do Rio Doce.

Ao todo, 166 agentes públicos cumprem cinco mandados de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 21 de busca e apreensão, 17 de afastamento de cargo e três de sequestro de bens nas cidades de Governador Valadares e Belo Horizonte. Os mandados foram expedidos pelo juiz de Direito Luiz Augusto de Souza Melo.

Entre os presos estão os sete vereadores, além de agentes públicos e empresários, incluindo os sócios-proprietários da Empresa Valadarense, que é a responsável pelo transporte coletivo em Governador Valadares.

Nessa fase da operação são apurados os atos praticados no âmbito da competência da Justiça Estadual. Para os promotores de Justiça do Gaeco de Governador Valadares, a atuação conjunta de órgãos federais e estaduais nesta fase da operação reforça a necessidade de parceria entre os órgãos públicos para o combate aos chamados “crimes do colarinho branco”.

Leia mais [+]:

– Cobertura completa da Operação Mar de Lama

– Funcionários públicos, vereadores e empresários são presos em Governador Valadares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui