Em cinco anos, Minas Gerais perde mais de três mil leitos de internação do SUS

0

Cerca de 3200 leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram fechados em Minas Gerais entre 2010 e 2015. O estado ficou em segundo lugar no ranking sobre fechamento de leitos, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. O dado é de um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O conselho fez a pesquisa considerando unidades de saúde públicas e hospitais filantrópicos ou privados que têm leitos financiados pelo SUS.

Dentre os leitos fechados, 930 são pediátricos, 467 são leitos clínicos, 428 são de obstetrícia, 194 são de leitos cirúrgicos e 1.180 somando outras especialidades.

Em Belo Horizonte, de acordo com o estado, foram mais de 300 leitos de internação fechados. A maioria deles, cirúrgicos. A Prefeitura da capital contestou os dados da pesquisa e garantiu que a cidade teve aumento no número de leitos.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais reconheceu que houve redução do número de leitos no estado, mas alega que acompanha uma tendência mundial, já que muitos tratamentos e procedimentos não exigem mais internação. Em outros casos, a secretaria disse que a diminuição se deve à prevenção de doenças, que tem sido foco do órgão. (G1 Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui