Prefeitura de Governador Valadares exonera servidores envolvidos na Operação Mar de Lama

0

A operação Mar de Lama, deflagrada no último dia 11 pela Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU), desencadeou agora mudanças no secretariado municipal e em outros cargos de confiança. À prefeita Elisa Costa (PT), diante da cobrança, repercussão dos fatos e intensidade das investigações, não restou outra alternativa a não ser oficializar 12 exonerações e 6 nomeações nas pastas envolvidas.

Ancelmo Martins de Paulo, o China, deixa a chefia de gabinete para ocupar o posto de secretário municipal de Governo; Ranger Belisário Duarte Viana, que estava afastado da pasta por decisão da Justiça Federal por envolvimento na operação, foi exonerado. Agora, a nova chefe de gabinete passa a ser Sames Assunção Madureira, que já foi secretária municipal de Educação neste governo.

O procurador-geral do município não é mais Schinyder Exupery Cardozo, que foi exonerado e também já estava afastado pela Justiça Federal. Quem responde pela procuradoria a partir de agora é Jayson Keyby Pinho Castro, que para isso deixou seu cargo de analista jurídico da Secretaria de Desenvolvimento. A direção geral Saae não está mais sob responsabilidade de Omir Quintino Soares, que cumpre prisão domiciliar por envolvimento no processo e que também foi exonerado pela prefeita. O novo diretor-geral é Carlos Sérgio Apolinário de Castro.

Quem responde pela Secretaria de Obras é Jurandir Almeida Nicolau, que exercia a função de gerente de apoio administrativo na mesma secretaria. O cargo de secretário era ocupado por Darly Alves de Sousa, que também estava afastado de sua função administrativa por determinação judicial. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Rodrigo Rios Bertolacino, foi exonerado, mas em seu lugar não foi publicado nenhum nome para responder pela pasta.

Também foram exonerados os servidores que estavam afastados: o diretor do departamento de Obras e Sistema Viário, Orfeu Brandão Perim; o diretor do departamento de Serviços Funerários e Cemitérios, Marcos Antônio Vória; e o diretor do departamento de Obras e Serviços, Alexandre Magno de Faria Mendes Bretas. Para estes cargos não houve nomeações.

A diretora do departamento de Limpeza Urbana, Juliana de Oliveira Alves Melo, que esteve presa temporariamente e agora cumpre prisão domiciliar, foi exonerada. Quem assumiu em seu lugar foi Jerônimo Costa Cadetti, que deixou sua função de diretor de Atendimento, Processos e Acompanhamento, na Secretaria de Governo.

(Fonte: Diário do Rio Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui