Montes Claros decreta situação de emergência por causa da seca

0

A Prefeitura de Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, decretou situação de emergência por causa da seca nessa quarta-feira (13/4). Segundo a Administração Municipal, a medida permite a contratação de serviços sem licitação, utilização de recursos de emendas parlamentares mesmo em ano eleitoral e a negociação de linhas créditos que possam beneficiar os produtores rurais.

O decreto foi assinado com base em um relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) que avalia os prejuízos de acordo com o período conhecido como “ano agrícola”, que vai de julho de 2015 e junho de 2016. A irregularidade e o baixo volume de chuvas provocaram um déficit hídrico, que afetou a produção agrícola.

O relatório da Emater aponta que os prejuízos com as principais culturas plantadas no município, como feijão, milho, mandioca, sorgo, entre outros, chega a R$ 6,5 milhões. As perdas na lavoura chegam a 85%, 80%, 50% e 40% da produção, respectivamente.

Outro dado levantado diz respeito às pastagens, dos 185 mil hectares, 70% foram perdidos. Com isso, os produtores tiveram prejuízos diretos e indiretos de R$ 20 milhões; já que houve investimento para a compra de sementes e adubo, e também porque eles tiveram que vender os animais por um preço inferior ao do mercado, gerando perdas na produção de carne e leite.

Relatório aponta perdas na lavoura (Foto: Ilustrativa)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui