Médico natural de Araçuaí recebe título de Professor Emérito da UFMG

0

O professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Renan da Cunha Melo, natural de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, recebeu o título de professor Emérito da Instituição. A homenagem é conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica. A cerimônia de entrega foi realizada nessa quinta-feira, 7 de abril, no salão nobre da Faculdade de Medicina.

José Renan é especialista em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo. Segundo ele, a sensação de receber o título de professor Emérito é difícil de descrever. “Mistura de vaidade com orgulho e sentimento de que tudo valeu a pena”, comenta.

José Renan dedicou, como docente, 45 anos à Faculdade e teve participação em diversas áreas da Universidade.

Dentre elas, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia e coordenador do Grupo IV – Fígado, Vias Biliares, Pâncreas e Baço – Instituto Alfa de Gastroenterolologia, do Hospital das Clínicas da UFMG.

O professor também foi honrado com o Prêmio Fundep, em 2009, foi representante da área Medicina III da Capes, de 1998 a 2004, e membro, em diversas oportunidades, dos comitês de Avaliação da Fapemig e do CNPq.

Como professor, lecionou as disciplinas de Técnica Operatória, Cirurgia Ambulatorial, Clínica Cirúrgica e Internato em Cirurgia. Além disso, José Renan ajudou no treinamento de residentes em cirurgia e também orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia e em Patologia.

José Renan trabalhou 45 anos na UFMG (Foto: Carol Morena / Divulgação)

Trajetória

José Renan formou-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais em 1968, fez mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) e doutorado em Cirurgia, ambos na UFMG. Além disso, também tem graduação em Veterinária e Direito.

José Renan iniciou seu trabalho na Unidade em 1971 e se tornou professor Titular da Faculdade de Medicina em 1991, ajudando a formar várias gerações de médicos.

(Fonte: UFMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui