Norte e Noroeste de Minas elegem representante para o Concurso Miss Prisional 2016

0

Uma manhã inteira de cuidados com direito a manicure, cabeleireiros e maquiadores. Depois, hora de trocar o uniforme da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) por vestidos de festa e desfilar na passarela. Foi assim a terça-feira (5/4) de seis detentas das cidades de Montes Claros, Pirapora e Unaí, que concorreram ao título de Miss Prisional Norte e Noroeste de Minas. Núbia Rayane Fonseca da Silva, de 22 anos, foi a grande vencedora desta etapa e vai representar as regiões na grande final, em junho, em Belo Horizonte.

Núbia cumpre pena no Presídio Alvorada, em Montes Claros, há três anos e dez meses e viu no concurso uma oportunidade de se sentir mais valorizada. “Estar aqui e poder olhar as pessoas de igual para igual é muito importante para a gente, para a nossa autoestima. Isso demonstra que podemos ser feliz independente do lugar em que estivermos”, disse, emocionada, após o anúncio do resultado.

As seis concorrentes desfilaram para um júri composto por promotores, defensores públicos, representantes da Pastoral Carcerária e funcionários de unidades prisionais. Durante o desfile os jurados avaliaram os quesitos beleza, simpatia, postura, corpo, rosto e desenvoltura. Mais que um concurso que destaca a beleza das recuperandas em Minas, o Miss Prisional e suas etapas regionais têm como objetivo resgatar a autoestima das mulheres privadas de liberdade, humanizar o cumprimento da pena e promover a ressocialização.

O diretor referência da região Norte da Suapi e diretor geral do Presídio Alvorada, Neemias Moreira dos Santos, ressalta que eventos como este são de grande importância no processo de ressocialização das custodiadas. “É nossa responsabilidade resgatar a autoestima dessas mulheres, ajudá-las a valorizar a liberdade para que elas voltem pessoas melhores para a sociedade”, salientou.

As concorrentes desfilaram para um júri composto por promotores, defensores públicos, representantes da Pastoral Carcerária e funcionários de unidades prisionais (Foto: Carlos Alberto/Imprensa-MG)

2º e 3º lugares

Paloma Caetano de Jesus, 23 anos, conquistou o segundo lugar na seletiva. Ela também cumpre pena no Presídio Alvorada, em Montes Claros. O terceiro lugar ficou com Débora Oliveira Dias, 27 anos, do Presídio de Unaí.

Juraci Caetano de Jesus, mãe de Paloma, presa que ficou com o segundo lugar, assistiu emocionada ao desfile da filha e estava feliz pela oportunidade de estarem juntas, mesmo que por pouco tempo. “Estar aqui hoje, a vendo tão bonita e sendo aplaudida pelas pessoas é um orgulho. Tenho certeza que esse tipo de evento a ajuda a erguer a cabeça para sair da prisão uma pessoa melhor” afirmou.

As seletivas

Antes de chegar à etapa regional, as presas passaram por uma pré-seleção nas unidades de origem. Para participar, elas devem ter até 40 anos de idade, trabalhar ou estudar, e ter bom comportamento.

Além do Norte e Noroeste, também já realizaram suas seletivas as regiões do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Centro Oeste, Vale do Rio Doce e Vale do Aço. As próximas etapas acontecerão na Zona da Mata e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, respectivamente. Em junho, as vencedoras de cada região irão concorrer ao título de Miss Prisional 2016, durante evento no pátio de banho de sol do Complexo Penitenciário Estevão Pinto, em Belo Horizonte. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui