Mais de 30 estudantes passam mal em escola do município de Braúnas

0

Alunos da Escola Municipal Fernando Moreira Pinto, em Braúnas, cidade da região do Rio Doce, precisaram ser hospitalizados após passarem mal durante as atividades escolares dessa segunda-feira (22). A Secretaria Municipal de Saúde informou que todos os 32 alunos que apresentaram mal-estar foram hospitalizados, medicados, e já foram liberados.

A Polícia Militar (PM) chegou a ser acionada para registrar um boletim de ocorrência. No registro, um representante da Secretario Municipal de Educação informou que as auxiliares serviram a merenda escolar para os alunos normalmente. Ainda conforme o boletim, algumas funcionárias da escola que não ingeriram a alimentação também passaram mal.

Além disso o representante da pasta informou, segundo o registro de ocorrência, que a prefeitura recebeu algumas queixas de que a água da cidade estaria contendo excesso de cloro. Esse poderia ser um dos fatores que colaboraram para o mal estar das crianças.

“Após apresentarem os sintomas, como dores na garganta e abdominais, e vômito, as crianças foram levadas para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Das 32, os médicos examinaram e medicaram 31 dela no local. Apenas uma rejeitou a medicação e foi encaminhada para uma Unidade de Pronto-atendimento (UPA) da região, onde recebeu os cuidados médicos. Todos já foram liberados e passa bem”, explicou a secretária de saúde, Neide Almeida.

A vigilância sanitária esteve na escola, segundo informou a secretaria municipal de saúde, e recolheu amostras da merenda escolar e da água disponibilizada para os alunos. “Não temos certeza de nada. Não podemos afirmar nada. Mas recebemos queixas de que a água estava com excesso de cloro. As amostras já foram colhidas e já fizemos contato com a Copasa”, alegou a Neide.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) alegou manter “um rigoroso controle de qualidade da água distribuída, atendendo a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2914, de 2011, do Ministério da Saúde”.

Ainda conforme a companhia, técnicos permanecem realizando o monitoramento da água distribuída em Braúnas.

Vista parcial de Braúnas, no Vale do Rio Doce – Foto: Reprodução

(O Tempo / Repórter: Camila Kifer)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui