Exército participa de mobilização contra o Aedes aegypti no Norte de Minas

0

Num movimento que envolveu estudantes, professores e lideranças de diversos segmentos da sociedade, o 55º Batalhão de Infantaria do Exército iniciou neste sábado (13/02), em Montes Claros, a participação nas ações de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungnya e Zika vírus.

O secretário executivo do Ministério da Integração, José Dória, participou da solenidade realizada no Caic do bairro Maracanã onde, ainda neste sábado, militares do Exército acompanhados de agentes de controle de endemias visitaram residências e distribuíram panfletos à população com orientações sobre a eliminação de focos do Aedes aegypti. A iniciativa faz parte de mobilização nacional realizada pelo Governo Federal por meio dos ministérios da Saúde e Defesa.

Durante a solenidade de lançamento da campanha de mobilização, o secretário executivo do Ministério da Integração destacou a importância da participação das Forças Armadas, mas ressaltou que o envolvimento da população “é de fundamental importância pois só o poder público não tem condições de, sozinho, resolver o problema da proliferação dos focos de Aedes aegypti em todo o país”.

Na solenidade a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) foi representada pelo coordenador de Vigilância em Saúde, Valdemar Rodrigues dos Anjos e pela referência técnica, Josiane Dias Gusmão.



Casos prováveis

Até o dia 11 de fevereiro deste ano dos 53 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros, 34 localidades já notificaram 1.764 casos prováveis de dengue. Por esse motivo a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes destaca a importância da mobilização da sociedade no combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como o envolvimento das Forças Armadas nas ações junto com os municípios e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Atualmente, os municípios de Josenópolis e Mato Verde apresentam alto índice de incidência de transmissão de dengue, já tendo a Superintendência Regional de Saúde tomado providências no sentido de auxiliar as prefeituras na intensificação dos trabalhos de combate aos focos do Aedes aegypti.

No Norte de Minas os municípios que apresentam maior quantidade de casos prováveis de dengue são: Montes Claros (684); Capitão Enéas (308); Francisco Sá (112); Monte Azul (103); Bocaiuva (110); Santa Cruz de Salinas (73); Mamonas (59); Mato Verde (55); Padre Carvalho (49); Janaúba (41) e Josenópolis (31).

Em Montes Claros as ações de mobilização da sociedade terão continuidade entre os dias 15 e 19 deste mês com a participação de, aproximadamente, 170 militares do 55º Batalhão de Infantaria do Exército. Além de visitas a residências parte do efetivo desenvolverá ações em escolas, enquanto o Centro de Controle de Zoonoses de Montes Claros, juntamente com diversas secretarias municipais, desenvolverá campanha de limpeza em bairros que apresentam maiores índices de infestação do Aedes aegypti.

(Por Pedro Ricardo / SES-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui