Home / Leste de Minas / Manifestantes pedem melhorias no Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares

Manifestantes pedem melhorias no Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares

Representantes do movimento “SOS Aeroporto” realizaram uma manifestação na entrada do Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares (MG), na manhã desta sexta-feira (08/01/2016). Eles utilizaram cartazes e carros de som para cobrar melhorias da infraestrutura do local.

O professor Ilvece Cunha, um dos organizadores do movimento, disse que a principal reivindicação é que o local seja aparelhado para receber aeronaves em quaisquer condições climáticas. Eles querem ainda a instalação de esteira para recuperação de bagagens, um sistema de climatização do saguão, área de raios X; troca do mobiliário do saguão e área de embarque com acesso a tomadas de energia elétrica e a reestruturação dos banheiros do aeroporto, além de cobertura das vagas de estacionamento.

O aeroporto de Governador Valadares conta com cinco guichês de atendimento, destes, quatro são de empresas de aluguel de veículos, e apenas um, é destinado à companhia aérea que atende o município. Diariamente, três voos saem da cidade em direção ao aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).

O médico Mário Tadeu Souza, aguardava para embarcar para Belo Horizonte e estava insatisfeito com a estrutura do ambiente “Parece que estamos em uma sauna, muito calor e pessoas em pé. Eu mesmo estou aguardando voo e não tenho lugar pra sentar. Uma das maneiras de melhorar isso é entregar para a iniciativa privada”, afirma.

A técnica de enfermagem, Eliete Figueroa, também estava indignada com a situação do aeroporto. Ela aguardava o voo com os sobrinhos que tem deficiência auditiva. “É difícil, porque eles são acostumados a viajar em aeroportos de grande porte, que tem painéis eletrônicos, e aqui não tem nada, eles estão nervosos querendo saber que hora que sai o voo. O aeroporto é muito pequeno e não tem comodidade nenhuma. É muito desconfortável”, desabafa.

Saguão lotado no aeroporto de Governador Valadares (Foto: Sávio Scarabelli / G1)

O que diz a prefeitura

Em nota, a prefeitura de Governador Valadares informou que o Projeto da Zona de Proteção Aero Portuária (ZPA) já foi analisado e aprovado e está em fase de formatação final para encaminhamento ao Instituto de Cartográfica Aeronáutica que fará análise para liberação. A nota diz ainda que “o que tem propiciado o impedimento de alguns pousos e decolagens em parte é a questão do instrumento e em parte a segurança de voo, que é determinada pela companhia aérea Azul”.

A prefeitura esclareceu também que a esteira de bagagens está prevista no projeto que será realizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) no novo terminal de passageiros, que deve ser construído com investimentos de R$ 25 milhões. A construção deve contemplar a troca do mobiliário e a instalação de tomadas. O processo de compra do sistema de climatização para o terminal, incluindo sala de Raio X, já está em andamento. A previsão é que isso ocorra até fevereiro deste ano.

Em relação à vinda de uma nova empresa, o município informou que a prefeita já se reuniu com o secretário de Estado de Desenvolvimento, diretor-presidente da Flyways, com o presidente da Infraero, e com o Secretario de Aviação Civil, para viabilizar a nova companhia bem como os investimentos para operar o terminal.

(Fonte: Inter TV dos Vales / G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>