Prudência e cuidados salvam vidas nas estradas

0

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. A imprudência – especialmente o excesso de velocidade aliado à execução de manobras perigosas – ainda está entre os principais motivos de acidentes nas estradas. Quanto maior a velocidade, mais graves costumam ser as lesões causadas pela batida e o acidente na estrada tende a ser mais grave por conta da velocidade média ser mais alta.

O cirurgião geral do Hospital João XXIII, Paulo Roberto Carreiro, explicou que no momento do impacto, essa velocidade se converte em energia a ser transmitida para o corpo do ocupante do veículo. E é justamente a quantidade de energia transferida que vai determinar a gravidade dos ferimentos.

O médico esclarece que o tipo de lesão decorrente de acidentes com veículos automotores é muito variável, mas destaca os traumatismos cranioencefálicos (TCE), fraturas múltiplas, incluindo as na coluna vertebral, além de traumatismos abdominais e torácicos. “São pacientes que, muitas das vezes, evoluem para óbito ou passam por internações prolongadas no CTI”, disse.

As sequelas de traumas graves variam, podendo ir de uma incapacidade para realizar determinado movimento até sequelas neurológicas graves de cognição e raciocínio, tetra e paraplegia, coma ou mesmo estado vegetativo.

Falhas humanas (como na foto acima) provocam 90% dos acidentes – Foto: Redes Sociais

Cuidados

– Realize manutenção preventiva no veículo antes de viajar;

– Não dirija em alta velocidade;

– Jamais dirigir sob efeito de álcool;

– Manter a distância segura em relação ao veículo da frente;

– Não realizar ultrapassagem à direita;

– Use cinto de segurança;

– Crianças devem ser transportadas com a utilização de equipamentos de segurança adequados à idade, peso e altura da criança.

– Objetos e bagagens devem ser transportados no porta-malas. Em uma colisão, o objeto solto pode ser arremessado no interior do veículo e seu peso é multiplicado por 50 vezes, ou mais, dependendo da velocidade.

Cronograma da viagem

É importante fazer um cronograma completo da viagem. Comece pelo caminho que vai seguir, condições das estradas, pedágios e locais de parada para descanso e refeições. Procure chegar próximo ao horário do seu check in na pousada ou hotel.

Se tiver mais de um motorista na família faça um revezamento para que não haja um motorista muito cansado. Lembre-se que a segurança está em primeiro lugar. Não tente fazer médias altas, pois isso atenta contra a segurança da família.

Antes de começar a viagem lembre-se dos ajustes dos cintos de segurança. Todos os ocupantes do carro devem usar o cinto, por isso não se esqueça de ajustá-los adequadamente para cada um. Você não vai perder mais que dois minutos nessa operação.

É recomendável usar roupas leves e levar um cooler ou isopor pequeno para levar lanches rápidos e água. Uma boa dica de lanche de viagem é pão de forma com peito de peru e queijo branco. Frutas também são excelentes. A hidratação da família é muito importante, principalmente se estiver com o ar-condicionado ligado. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui