Museu de Congonhas é inaugurado nesta terça-feira

0

Patrimônio Cultural Mundial desde 1985, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, localizado na cidade mineira de Congonhas, a 75 quilômetros (km) de Belo Horizonte, ganha nesta terça-feira (15) um espaço que o homenageia e reconhece sua importância histórica e artística: o Museu de Congonhas. A instituição, que será aberta a partir das 10h30, é fruto de uma parceria entre Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura da cidade.

O objetivo é que o museu funcione como uma extensão da parte histórica da cidade, para que os turistas conheçam o passado e compreendam a importância da região. “Queremos potencializar a interpretação do museu a céu aberto que temos aqui. Todas as pessoas que passarão pelo museu terão mais recursos para entender as questões ligadas à devoção e à arte do Santuário”, afirma a coordenadora do programa educativo do museu, Maria de Lourdes Reis.

A instituição, construída ao lado do Santuário, tem espaços como sala de exposições, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria e anfiteatro ao ar livre. A mostra permanente do Museu de Congonhas retrata manifestações de fé do povo mineiro por meio de práticas como as romarias e a exposição de ex-votos (objetos que representam concretização de um pedido ou milagre e são oferecidos como agradecimento).

O Museu de Congonhas é uma homenagem à importância histórica e artística do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – Foto: Ana Elisa / Portal EBC / Divulgação Agência Brasil

Interatividade

A visita ao museu oferece diferentes percepções: logo na entrada, os visitantes deparam com os sons dos passos e a imagem dos romeiros que, todos os anos, reúnem-se em Congonhas para um jubileu que acontece há mais de dois séculos. Em uma das salas seguintes, o som ambiente é uma ladainha gravada por beatas da cidade. Telas interativas apresentam detalhes das obras e histórias retratadas em maquetes, ilustrações e vídeos que se encontram em todo o espaço.

A participação da comunidade foi essencial no processo de concepção do museu, segundo Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas (Fumcult), responsável pela administração do espaço. “Moradores foram preparados para ser monitores; convidamos artesãos para fazer tapetes de serragem, andores, terços de conta de lágrima, estandartes que serão vendidos como souvenir. Congonhas tem uma tradição riquíssima e isso cria uma sensação de pertencimento da comunidade para tudo que está aqui”, acredita Reis.

O setor educativo do museu tem 12 mediadores, especializados em apresentar o espaço em linguagens diferentes, de acordo com público. Assim, será possível trabalhar com visitas agendadas de escolas, grupos de jovens e terceira idade, por exemplo, além das visitas espontâneas. A ideia da coordenadora é estimular a preservação contextualizada de tudo na região. “A gente precisa compreender nosso patrimônio e ressignificar isso dentro da nossa vida; não apenas trazer o conhecimento puro e simples”, explica Maria de Lourdes Reis.

O acervo do museu também conta com 342 peças que pertenceram à coleção Márcia de Moura Castro, pesquisadora que se dedicou a adquirir arte sacra e objetos de religiosidade popular, com destaque para ex-votos e santos de devoção. Em breve, o espaço terá também uma biblioteca com a coleção Fábio França, que é referência no Brasil sobre o barroco, a arte e a fé. Entre os títulos doados ao museu, estão publicações de temas históricos e artísticos, com foco especial nas obras sobre a arte barroca, o barroco mineiro e a temática da vida e obra de Aleijadinho.

Telas interativas apresentam detalhes das obras e histórias retratadas em maquetes, ilustrações e vídeos – Foto: Ana Elisa / Portal EBC / Divulgação Agência Brasil

Preservação

O Santuário foi construído entre 1757 e o início do século XIX e é formado pela Basílica, que tem uma escadaria decorada por esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão, todas obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; além de seis capelas com cenas da Via-Sacra, somando 64 esculturas em cedro feitas em tamanho natural. No conjunto, trabalhou também o pintor barroco Manoel da Costa Athaíde, conhecido como Mestre Athaíde.

Por se localizar em região de intensa atividade mineradora, a Basílica e as obras de Aleijadinho expostas ao ar livre sofrem com a deterioração natural. Por isso, há cinco anos foi realizado o escaneamento em 3D das 12 esculturas dos profetas, em uma parceria da Unesco com a Universidade Federal do Paraná, a partir do qual é possível construir réplicas que podem, futuramente, substituir as obras originais, que seriam colocadas dentro do museu para maior preservação. A ação, no entanto, ainda não está definida e precisa passar por diversas discussões. “O museu já está preparado para uma ampliação; o anfiteatro ao ar livre seria o espaço da galeria que deveria futuramente receber os profetas na mesma disposição do santuário. Mas esse ainda é um debate muito amplo que precisa ser feito”, explica Sérgio Rodrigo Reis.

O Museu de Congonhas teve um custo total de R$ 25 milhões e foi financiado com recursos captados pela Lei Rouanet, recursos próprios da prefeitura de Congonhas e o apoio de patrocinadores. Outros investimentos, como a restauração da parte interna da igreja, estão sendo realizados com verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. (Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui