Escola de Montes Claros recebe o projeto “Samu na Escola”

0

Cerca de 800 adolescentes, alunos da Escola Municipal Jason Caetano, participaram do projeto Samu na Escola, na manhã desta sexta-feira, 11/12, no bairro Santo Antônio, em Montes Claros.

Realizado pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte), o projeto tem como objetivo desenvolver atividades educativas que incorporem a responsabilidade social, beneficiando não só os estudantes, mas toda a comunidade escolar.

Durante a programação, realizada na própria escola, os estudantes, de 12 a 15 anos de idade, participaram de um ciclo de palestras, que abordou diversos temas, como primeiros socorros; prevenção de acidentes e segurança no trânsito; gravidez na adolescência e métodos contraceptivos; Estatuto da Criança e do Adolescente; relacionamento interpessoal, entre outros.

As palestras foram ministradas pelos socorristas do Samu, militares do projeto Patrulha Escolar da Polícia Militar, agentes da MCTrans, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal Antidrogas e pelos cirurgiões-dentistas Raimundo Nonato e Luiz Manna.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Joaquim Neres Xavier Dias, explica que a integração do Samu com a comunidade é fundamental para a melhor utilização do serviço. “Além de contribuir para a promoção de hábitos mais saudáveis, a orientação aos adolescentes ajuda a reduzir o alto índice de trotes, que em alguns meses chega a 18% das ligações para o 192, e a reduzir as saídas das unidades para atendimento em situações que não se configuram como urgência ou emergência”, justifica.

A diretora da escola, Leila Robéria Nunes, explica que os alunos do Jason Caetano convivem em um ambiente de grande vulnerabilidade social. “A iniciativa do Samu ajuda na formação dos alunos, tanto em relação à informação quanto à promoção da autoestima e na sua capacidade de resistência às pressões do meio social em que estão inseridos. Estamos muito felizes e gratos por termos sido a primeira escola contemplada com o projeto e esperamos receber novas ações, em breve”, planeja.

O enfermeiro Jean Carlos Rodrigues, que ministrou a palestra sobre Primeiros Socorros e Prevenção a Agravos à Saúde, ressalta a importância da ação envolvendo os adolescentes. “Além da facilidade de assimilar as informações, os adolescentes são potenciais multiplicadores, aumentando o alcance do conhecimento compartilhado durante a ação”, avalia.

João Victor, aluno do 7º ano, diz que aprendeu muito durante as palestras, principalmente em relação aos prejuízos causados pelo uso de drogas. “Jamais vou querer ficar como as pessoas que vi nas fotos. Nunca, jamais!”, afirma.

A advogada, Kely Cristina de Moura Lacerda, que falou aos alunos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, diz que a iniciativa é importante para ajudar a construir uma nova consciência sobre a proteção e o autocuidado. “O Samu lida com situações extremas em sua rotina de trabalho, com acidentes envolvendo pessoas de todas as idades em diferentes circunstâncias, e muitas delas poderiam ser evitadas se as pessoas mantivessem o autocuidado. Aprender nessa fase da vida que possível fazer diferente, buscar hábitos mais saudáveis, saber dos riscos e o que é possível fazer para evitá-los é uma forma de contribuir para a construção de uma nova consciência”, ressalta.

Durante todo o evento, profissionais do PSF do bairro realizaram teste de glicemia e aferição de pressão. Ao final da programação, cada aluno da escola recebeu um par de tênis, doado pela empresa Alpargatas. Os alunos que obtiveram os melhores índices na avaliação no ano de 2015 também foram premiados.

A deputada federal Raquel Muniz chamou a atenção para o cuidado na distribuição dos presentes, que estavam identificados com o nome do aluno. “Esse carinho faz toda a diferença. Cada aluno saber que aquele presente foi separado especialmente para ele é um afeto e faz bem para autoestima. Isso é cidadania”, observa.

O evento terminou com uma apresentação musical, com a dupla Bruno e Duda, ambos socorristas do Samu.

Escola Jason Caetano recebeu projeto do Samu (Foto: Jerúsia Arruda / Samu Macro Norte)

Escola Jason Caetano recebeu projeto do Samu (Foto: Jerúsia Arruda / Samu Macro Norte)

Escola Jason Caetano recebeu projeto do Samu (Foto: Jerúsia Arruda / Samu Macro Norte)

(Fonte: CISRUN / SAMU Macro Norte)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui