Governador Valadares apresenta pré-projeto para captação de água na Bacia do Rio Suaçuí

0

A prefeitura de Governador Valadares, região Leste de Minas, apresentou ao Ministério Público e a direção da Samarco um pré-projeto para captação de água nos rios Suaçuí Pequeno e Suaçuí Grande. O documento foi entregue pela prefeita Elisa Costa (PT), na manhã desta quinta-feira (12/11), durante comitiva da presidente Dilma Rousseff a Minas Gerais.

A medida, conforme a prefeita, é emergencial por causa da pouca vazão de água. A cidade sofre com o desabastecimento de água por causa da passagem da lama que vazou das barragens da Samarco em Mariana, na região Central de Minas.

Segundo o superintendente da Defesa Civil em Minas Gerais, major Arnaldo Affonso, a captação de água dos rios é a alternativa mais viável no momento e deve custar R$ 25 milhões. A proposta será apresentada a presidente Dilma, mas deverá ser bancada pela Samarco.

Consta no pré-projeto que a proposta é fazer uma adutora de engate rápido, semelhante a uma que está em operação no Rio Grande do Norte. Para o major, o processo será mais acessível no Rio Suaçuí Pequeno, que do leito até o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em Valadares tem 22 quilômetros. A ideia é de a adutora acompanhar a linha férrea, medida de segurança que evitaria furtos das peças. O prazo de montagem seria de 15 dias.

Hoje, conforme o major, Valadares recebeu 40 mil litros de água mineral. São oito mil galões disponibilizados pela Defesa Civil. Eles serão armazenados e distribuídos atendendo a uma lista de prioridades. Por medida de segurança, a prefeitura mudou o ponto de arrecadação de água mineral, da Praça de Esportes para as sedes do 43 BPM e 6 BPM.

(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui