Escolas estaduais mineiras receberão R$ 67 milhões para desenvolverem projetos pedagógicos inovadores

0

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai destinar recursos financeiros para as escolas estaduais mineiras desenvolverem projetos pedagógicos inovadores e que promovam a educação integral por meio do envolvimento dos estudantes, educadores e da comunidade local onde a escola está localizada.

No total, serão destinados cerca de R$ 67 milhões para as 3.654 escolas estaduais existentes hoje no Estado por meio de repasse via caixa escolar. Além da verba, as escolas terão apoio pedagógico oferecido pelas superintendências regionais.

“As diretorias de ensino médio e fundamental da SEE já haviam previsto a descentralização de recursos para as escolas estaduais a fim de garantir uma gestão mais democrática e a valorização dos saberes docentes. Com o movimento Virada Educação Minas Gerais, que está promovendo rodas de conversas com educadores e estudantes em todo o estado, ficou ainda mais clara a necessidade de autonomia das escolas em suas ações”, explica a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Gláucia Aparecida Vieira.

Segundo a superintendente, a Secretaria acredita que os projetos “podem possibilitar novas construções de conhecimentos e saberes que rompam com o formato tradicional de ensinar e aprender. Os projetos permitem maior participação e envolvimento dos estudantes e de toda a comunidade escolar e a criação de laços entre os conteúdos e os saberes comunitários”.

A ideia da SEE é incentivar as escolas a criarem projetos coletivos, que envolvam o maior número de estudantes e educadores possível, e que tenham entre os objetivos a construção de conhecimento e a transformação do ambiente escolar. Os projetos podem trazer também propostas que valorizem os saberes locais do território onde a escola está inserida.

“No início do movimento Virada Educação, em julho, sugerimos às escolas que apontassem possibilidades de atuação a partir de um diagnóstico da sua vivência. Isso já foi um início para que elas pensassem alguns eixos de ações pedagógicas”, lembra Gláucia Vieira.

Propostas

Cada escola poderá apresentar uma proposta, sendo que os recursos disponibilizados variam segundo o número de estudantes de cada uma delas. Os projetos devem ser encaminhados para as respectivas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) até o dia 23 de outubro. A execução deverá ocorrer até 31 de outubro do ano que vem (confira o cronograma abaixo).

Os projetos podem ser realizados nas diferentes etapas da Educação Básica, envolvendo todas as turmas, incluindo estudantes, docentes, equipes pedagógica e administrativa da escola, tendo sempre um educador responsável.

As práticas pedagógicas que foram planejadas, e que inclusive já foram iniciadas, durante o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio ou o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, ou ainda outras que as escolas já desenvolvem, podem ser contempladas nesses projetos.

A SEE recomenda que os projetos sejam desenvolvidos com a participação de toda comunidade escolar e que, sempre que possível, estabeleçam parcerias com representantes de órgãos públicos municipais, estaduais, federais e movimentos sociais, para o desenvolvimento das ações e ampliação do espaço de formação do estudante.

Confira aqui as orientações que já foram encaminhadas às escolas (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui