Polícia de Governador Valadares desarticula quadrilha especializada em clonagem de veículos

0

Oito carros clonados ou adulterados foram apreendidos em Governador Valadares na primeira fase de uma operação da Polícia Civil que pretende desarticular uma quadrilha que estaria agindo na região Leste de Minas Gerais. Os carros foram roubados ou furtados em outras cidades e Estados e estão avaliados em cerca de R$ 350 mil. Três pessoas foram presas e sete conduzidas.

As investigações começaram há 30 dias. Entre os veículos apreendidos estão clonados ou adulterados – sofreram adulteração do sinal identificador (numero) do chassi, motor, dos vidros e de tarjetas que são próprias de cada marca. Entre eles está um Honda Civic de São Paulo, com placa de Uberlândia, e um Corolla com todos os números identificadores idênticos ao que um morador de Sabará mantém na garagem de casa.

Ao receber a ligação de um investigador, ele entendeu porque recebia multas aplicadas em Governador Valadares sem nunca ter vindo à cidade. Alguns dos presos ou investigados estavam com o documento falso. “Vamos tentar identificar os verdadeiros proprietários dos veículos para entender a logística e a dinâmica desses crimes”, explica o delegado Clériston Lopes de Amorim.

Além do crime de adulteração do sinal identificador de veículo automotor, os envolvidos poderão responder por uso e falsificação de documento público, associação criminosa e por receptação que poderá ser dolosa ou culposa. “É preciso investigar se as pessoas que estavam com o carro sabiam que era um veículo clonado ou adulterado (receptação dolosa) ou se foram enganados quando adquiriram o bem (culposa)”, explica Amorim.

Uma das provas pode ser o preço pago pelo veículo. “Se pagou R$ 30 mil por um carro que vale pelo menos o dobro na Tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), não foi enganado”, exemplifica. O ideal, segundo o delegado, é que antes de fechar o negócio, o comprador de um carro usado confira a documentação junto ao Detran.

Segundo o delegado regional Bernardo Pena, o resultado apresentado na manhã desta quarta-feira (07/10/2015) pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes é apenas parcial. As investigações continuam e novos carros clonados ou adulterados podem ser apreendidos e pessoas presas a qualquer momento.

Carros teriam sido roubados em vários Estados do país – Foto: Leonardo Morais / Hoje em Dia

(Fonte: Portal Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui