Atentados a dois ônibus afetam o transporte de passageiros em Ipatinga

0

Dois atentados a ônibus comprometem o funcionamento do transporte coletivo em Ipatinga, no Vale do Aço. Os coletivos foram incendiados entre o final da noite dessa quinta-feira (27) e a madrugada desta sexta (28). Parte da frota não circulou nesta manhã.

De acordo com a Saritur Vale do Aço, empresa responsável pelo transporte de passageiros na cidade, o primeiro ataque aconteceu por volta das 22h dessa quinta, no bairro Limoeiro. Os suspeitos embarcaram como passageiros e durante a viagem anunciaram o ataque.”Dizendo estarem armados, eles pediram que os passageiros, o motorista e cobrador descessem. Depois, eles jogaram combustível e colocaram fogo”, contou o gerente geral, Anivair Dutra.

Passageiros relataram à Polícia Militar (PM) que, enquanto desembarcavam, os suspeitos teriam dito: “Só vamos colocar fogo no ônibus porque estão acontecendo coisas na cadeia que não estão nos agradando”. Há suspeita de que ato esteja ligado a um princípio de motim no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp).

O segundo veículo foi incendiado por volta das 5h dessa sexta, no bairro Betânia, e o modo de ação dos vândalos foi mesmo, segundo a Saritur. Ninguém se feriu. Ninguém foi preso.

Ainda de acordo com a gerência, os atentados prejudicaram o funcionamento do transporte em toda cidade nesta sexta (28). “Nós estamos operando precariamente, com apenas 25% da frota. A Polícia Militar também está nos dando um apoio. Há militares dentro dos ônibus e também fazendo o patrulhamento nos principais corredores de Ipatinga”, disse Anivair.

Dois ônibus foram incendiados em Ipatinga – Foto: J.Passos / Plantão Policial Ipatinga

Seds

Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), informou que houve um princípio de tumulto na manhã dessa quinta-feira (27), e que um dos detentos foi ferido por disparo de munição não letal. Os presos rejeitaram alimentação e, à noite, ainda queimaram uniformes. A Seds não relaciona o ocorrido no Ceresp aos ônibus incendiados na cidade.

Veja o comunicado na integra:

No final da manhã desta quinta-feira (27.08), por volta das 10h, agentes penitenciários do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, controlaram um princípio de tumulto em uma das celas da unidade.

Durante a contenção, um preso teve um ferimento provocado por munição menos letal. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital Márcio Cunha e permanece em observação.

No horário do almoço, os detentos se recusaram a receber a alimentação, fato foi resolvido após conversa com a direção da unidade. No horário do jantar, não houve problemas e todos os detentos se alimentaram.

Durante a noite, agentes penitenciários controlaram prontamente as chamas provocadas por presos que colocaram fogo em peças de uniforme e lançaram no corredor da ala. Não houve feridos.

A direção-geral da unidade instaurou um Procedimento Interno para apurar as responsabilidades pelo ocorrido. Informamos ainda que, na manhã desta sexta-feira (28.08), foi iniciada uma revista geral na unidade, com o apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema prisional.

O objetivo é encontrar materiais ilícitos dentro da unidade. Esta ação é rotineira em todas as unidades prisionais administradas pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Seds.

Dois ônibus foram incendiados em Ipatinga – Foto: J.Passos / Plantão Policial Ipatinga

Dois ônibus foram incendiados em Ipatinga – Foto: J.Passos / Plantão Policial Ipatinga

(Fonte: Jornal O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui