Minas Gerais lança Edital de Incentivo à Gastronomia

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O Governo de Minas Gerais e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) publicam nesta quinta-feira (27/8), no Diário Oficial do Estado (“Minas Gerais”), o Edital de Incentivo à Gastronomia, que estará disponível também no site www.codemig.com.br. O edital segue a política do Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado neste mês pela empresa.

A ação, inédita, busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em iniciativas de valorização de variados segmentos, como Gastronomia, Audiovisual, Design, Moda, Música e Novas Mídias.

Eventos exclusivamente dedicados à divulgação e à comercialização da gastronomia em Minas Gerais, com realização prevista até o fim de 2016, serão selecionados e receberão investimento de até R$ 250 mil cada. A distribuição dos recursos irá contemplar pelo menos um festival em cada território gastronômico do Estado: Cerrado, Espinhaço, Rios, Central e Mantiqueira. O concurso também prevê a seleção de projetos para a realização de eventos de Food Truck em cidades da Estrada Real.

Serão avaliados critérios como viabilidade da execução, abrangência, originalidade, envolvimento de profissionais e produtos da região, participação de chefs, público estimado, estrutura física, estratégias de comunicação e comercialização, tradição do evento e acessibilidade. As inscrições poderão ser feitas de 27 de agosto a 19 de outubro de 2015. O investimento do Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, é da ordem de R$ 1,5 milhão nesta iniciativa.

A seleção de projetos de fortalecimento e fomento dos festivais gastronômicos tem o objetivo de potencializar a cadeia produtiva gastronômica em Minas Gerais e contribuir para a movimentação do fluxo turístico regional e nacional, além de reforçar o posicionamento do Estado como um destino turístico gastronômico de referência no País.

Novas ações

Além do Edital de apoio à realização de festivais de gastronomia no Estado, foi lançado esta semana o Edital de fomento à produção audiovisual, disponível no site da Codemig. Cada um deles contará com recursos de R$ 1,5 milhão.

Para o Edital do segmento de Audiovisual, serão selecionadas 11 propostas: três de longa-metragem ficção e duas de longa-metragem animação, com prêmio de R$ 150 mil para cada; duas de longa-metragem documentário, com investimento de R$ 75 mil; dois projetos de obra seriada de ficção e um de obra seriada de animação, recebendo R$ 150 mil cada; e uma obra seriada documentário, com benefício de R$ 150 mil.

As inscrições serão realizadas entre 26 de agosto e 9 de outubro deste ano. Podem participar pessoas físicas residentes no Estado ou empresas sediadas em Minas Gerais há, no mínimo, 12 meses. Os critérios de seleção levarão em conta quesitos como potencial criativo, estrutura dramática e relevância do tema, cronograma, orçamento e currículo do proponente.

Outra ação prevista é a realização do Minas Audiovisual Expo 2016 (MAX), de 1º a 5 de junho de 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de fortalecer o segmento mineiro no cenário nacional. O evento de comercialização da produção cinematográfica mineira para os mercados nacional e internacional promoverá seminário, mostras e rodadas de negócios com apresentação de projetos e pilotos para grandes compradores da televisão brasileira.

Em parceria com a TV Rede Minas, será lançado, ainda, Edital com recursos da Codemig da ordem de R$ 1 milhão, para fortalecer esse importante veículo de comunicação no Estado. A iniciativa prevê o investimento na produção independente mineira.

A Codemig também confirmou a continuidade do apoio ao Minas Trend Preview, um dos principais eventos do segmento da moda no Brasil. O Prêmio Empresa Tendência, fruto da parceria entre a Codemig e a Fiemg, terá sua segunda edição em outubro deste ano. Os recursos distribuídos deverão ser utilizados para aquisição de maquinário, equipamentos ou softwares relevantes para o processo produtivo das empresas vencedoras.

As iniciativas desenvolvidas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, e por seus parceiros englobarão toda a cadeia produtiva da Indústria Criativa, tendo como eixos: criação e produção de negócios e projetos criativos; comercialização e empreendedorismo; infraestrutura e mão de obra; distribuição e exibição; e formação de público e consumo.

A Indústria Criativa

As quatro grandes áreas criativas podem ser classificadas em 13 segmentos: Publicidade, Arquitetura, Design e Moda (na área criativa do Consumo); Expressões Culturais, Música, Artes Cênicas e Patrimônio e Artes (na categoria Cultura); Editorial e Audiovisual (Mídias); e Pesquisa & Desenvolvimento, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Biotecnologia (Tecnologia). Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro traz um panorama da Indústria Criativa no Brasil. Em 2013, eram 251 mil empresas, um crescimento de 69,1% em relação a 2004. O setor mostra um avanço também em relação ao PIB: em 2013, a Indústria Criativa representou 2,6% do total de riquezas produzida no Brasil (R$ 126 bilhões). (Agência Minas)

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